Tempo
|
A+ / A-

Caso Miguel Duarte. Processo ainda está em "fase muito recuada", diz MNE

01 jul, 2019 - 15:58 • Lusa

Miguel Duarte foi constituído arguido com mais ex-tripulantes de um navio de resgate humanitário no Mediterrâneo por suspeitas de ajuda à imigração ilegal.

A+ / A-

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou esta segunda-feira que o caso do português Miguel Duarte, constituído arguido e sob investigação em Itália por alegado auxílio à imigração legal, "está ainda numa fase muito recuada".

Augusto Santos Silva diz que "já foram realizados contactos" entre Portugal e Itália e que nesta fase "é preciso respeitar os ritmos próprios do processo judicial em Itália", que ainda está em fase de inquérito.

Foi realizada uma reunião com os serviços jurídicos, com os serviços consulares, com Miguel Duarte e com o seu advogado, onde se reuniu a informação que é agora "trabalhada" pelo Ministério, explicou o ministro à agência Lusa, em Lisboa, onde participou num almoço-conferência da Associação de Amizade Portugal-EUA.

"Já conhecemos bem os contornos do caso e, portanto, já podemos intervir e já estamos a intervir, seja ao nível consular, seja ao nível político-diplomático", acrescentou o ministro.

Miguel Duarte e mais nove ex-tripulantes do Iuventa, um navio pertencente à organização não-governamental (ONG) alemã de resgate humanitário no Mediterrâneo, foram constituídos arguidos e estão sob investigação em Itália por suspeita de ajuda à imigração ilegal.

Miguel Duarte “frustrado” por gastar tempo em tribunais quando podia estar a salvar vidas
Miguel Duarte “frustrado” por gastar tempo em tribunais quando podia estar a salvar vidas
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+