Tempo
|
A+ / A-

Álvaro Amaro em liberdade com caução de 40 mil euros

01 jul, 2019 - 17:20

Eurodeputado e antigo presidente da Câmara da Guarda suspeito de envolvimento num alegado esquema fraudulento de viciação de procedimentos de contratação pública.

A+ / A-

Veja também:


O eurodeputado social-democrata Álvaro Amaro, arguido no processo "Rota Final", sai em liberdade mediante o pagamento de uma caução de 40 mil euros, avança a imprensa.

O antigo presidente da Câmara da Guarda foi ouvido esta segunda-feira, em tribunal, que determinou as medidas de coação.

O advogado do social-democrata Álvaro Amaro, Castanheira Neves, disse à saída do Tribunal de Viseu, que o seu constituinte irá tomar posse como eurodeputado, na terça-feira, em Estrasburgo.

"O doutor Álvaro Amaro tomará amanhã posse como eurodeputado, mas desde já uma informação: o doutor Álvaro Amaro jamais utilizará qualquer prerrogativa atinente à imunidade parlamentar", que terá a partir de terça-feira, assumiu o advogado.

Castanheira Neves acrescentou que "sempre que qualquer autoridade judiciária precisar de o ouvir, de o ter presente em qualquer diligência, o doutor Álvaro Amaro dará prioridade a essa eventual diligência sobre as suas tarefas parlamentares".

À saída do Tribunal de Viseu, onde esteve a ser ouvido desde manhã e até quase às 17h00, com interrupção para o almoço, Álvaro Amaro recusou-se a prestar esclarecimentos e o seu advogado disse que não podia "dizer rigorosamente nada, porque o processo se encontra em segredo de Justiça, interno e externo".

O processo em causa diz respeito à operação "Rota Final", uma investigação da Polícia Judiciária (PJ) sobre um alegado esquema fraudulento de viciação de procedimentos de contratação pública.

No dia 12 de junho, a PJ realizou buscas a 18 câmaras municipais do Norte e Centro do país, sendo a operadora de transportes públicos Transdev uma das visadas.

O município da Guarda foi inspecionado por uma equipa de seis elementos da PJ, que estiveram nos Paços do Concelho e pediram "um conjunto de documentos, onde estão processos relacionados com os transportes urbanos", afirmou, na altura, o atual presidente da Câmara da Guarda, Carlos Chaves Monteiro.

Álvaro Amaro renunciou ao mandato autárquico na Guarda para assumir o cargo de deputado no Parlamento Europeu na sequência das eleições de 26 de maio.

O ex-autarca da Guarda foi ouvido em Viseu, uma vez que, no entender do seu advogado, "é o tribunal de instrução criminal competente, dada a localização do processo, em Lamego", concelho a norte do distrito.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+