Tempo
|
A+ / A-

Ponte 25 de abril

Parlamento condena Governo de Cavaco pela repressão no “buzinão” de há 25 anos

28 jun, 2019 - 13:16 • Agência Lusa

PSD e CDS-PP votaram contra.

A+ / A-

A maioria de esquerda no Parlamento aprovou esta sexta-feira um voto de condenação pela atuação do executivo liderado por Cavaco Silva no denominado "buzinão" da ponte 25 de Abril, há 25 anos, enquanto PSD e CDS-PP votaram contra.

Os deputados socialistas Ascenso Simões e Fernando Rocha Andrade votaram igualmente contra o texto apresentado pelo PCP, ao passo que todas as restantes bancadas, o deputado único do PAN, André Silva, e o deputado não inscrito, Paulo Trigo Pereira, votaram favoravelmente.

Aqueles protestos populares, en grande parte protagonizados por motoristas de camiões, aconteceram em 24 de junho de 1994, depois de anunciado o aumento em 50% do custo das portagens, tendo o executivo de então ordenado a intervenção e carga policial sobre a multidão.

"O resultado da violenta repressão dos manifestantes ordenada pelo Governo PSD foi avassalador, com o país em sobressalto, dezenas de detenções e feridos, entre os quais um jovem que viria a ficar paraplégico após ser atingido por uma bala", lê-se no documento.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+