Tempo
|
A+ / A-

Chegaram a Portugal mais cinco refugiados resgatados no Mediterrâneo

25 jun, 2019 - 17:07 • Celso Paiva Sol com Lusa

Grupo de homens sudaneses e nigerianos foi resgatado pela Marinha italiana. Entre 2018 e 2019, Portugal já acolheu 127 pessoas salvas naquele mar.

A+ / A-

Veja também:


Chegaram esta terça-feira de manhã a Lisboa mais cinco refugiados resgatados em maio pela Marinha italiana no Mediterrâneo, ao largo da costa da Líbia.

Em comunicado, o Governo refere que "estes cinco homens, nacionais do Sudão e da Nigéria, foram recebidos no aeroporto de Lisboa por uma equipa do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e do Alto Comissariado para as Migrações e depois acolhidos pela Plataforma de Apoio aos Refugiados no Cacém e pelo Centro para as Migrações do Fundão”.

O mesmo documento, assinado pelo ministro da Administração Interna e pela ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, refere ainda que, "tal como tem acontecido em todas as situações de emergência que resultam de resgates no Mediterrâneo, Portugal assume desta forma o seu compromisso de solidariedade e de cooperação europeia em matéria de migrações, participando ativamente em todos os processos de acolhimento".

O Governo sublinha também que, "não obstante esta disponibilidade solidária sempre manifestada, o Governo português continua a defender uma solução europeia integrada, estável e permanente para responder ao desafio migratório”.

Portugal já recebeu, entre 2018 e 2019, um total de 127 pessoas resgatadas no Mediterrâneo, quer pelas autoridades que patrulham aquele mar, quer por navios referidos no comunicado, como o Lifeline, o Aquarius I, o Sea Watch III, o Alan Kurdi e outras pequenas embarcações de organizações não-governamentais.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+