Tempo
|
A+ / A-

EUA responsabilizam Irão por ataques a petroleiros

13 jun, 2019 - 20:44 • Redação, com agências

O ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros já afirmou que os incidentes são "suspeitos" e lançou um apelo ao diálogo entre os países da região.

A+ / A-

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, responsabiliza o Irão pelo ataque desta quinta-feira a dois petroleiros no golfo do Omã, junto ao estratégico estreito de Ormuz.

“É a avaliação do governo dos Estados Unidos que a República Islâmica do Irão é responsável pelos ataques ocorridos hoje no golfo de Omã”, disse Mike Pompeo numa declaração aos jornalistas.

O chefe da diplomacia norte-americana não apresentou provas concretas para suportar a acusação contra o governo de Teerão.

Pompeo disse que a posição de Washington é baseada em informações dos serviços secretos, no tipo de armas utilizadas, no nível de especialização necessário para executar a operação e nos “recentes ataques iranianos idênticos contra navios”.

O secretário de Estado também apontou o facto de que nenhum grupo a operar na região dispõe dos recursos para agir com um “grau tão elevado de sofisticação”.

Os ataques desta quinta-feira não foram reivindicados. O ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros, Mohammad Javad Zarif, já afirmou que os incidentes são "suspeitos" e lançou um apelo ao diálogo entre os países da região.

Os Estados Unidos também já tinham acusado o Irão de ser responsável por ataques registados a 12 de maio contra a quatro petroleiros, na mesma zona, uma rota vital para negócio do petróleo a nível mundial.

O conselho de segurança das Nações Unidas convocou uma reunião de emergência para analisar a situação. O secretário-geral da ONU já condenou o atentado. António Guterres alerta para as consequências de um confronto na região do Golfo e apela ao apuramento de responsabilidades.

O preço do petróleo nos mercados internacionais disparou 4% na reação às explosões registadas nos navios com bandeira do Japão e da Noruega.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • J M
    14 jun, 2019 Seixal 16:40
    As forças navais norte-americanas na região, com os meios sofisticados que possuem, não detectam os agressores e depois vêm culpar o Irão? Dizem que participaram no salvamento da tripulação dos petroleiros atingidos, depois de os iranianos já os terem recolhido. O trump à semelhança dos seus homólogos republicanos anda mortinho por destruir um país. No Iraque o pretexto foram as armas de destruição maciça que nunca existiram, agora no Irão são os ataques aos navios que navegam naquelas águas. A Europa não tem nada de envolver-se nesta guerra - como aconteceu com a invasão do Iraque - tem de abrir os olhos e investigar estes ataques. Muito provavelmente anda ali mãozinha de Israel e da Arábia Saudita - os principais beneficiados - juntamente com os USA, porque, a verdadeira razão para invadir o Irão é o enriquecimento de urânio, o que assusta e muito principalmente os israelitas.

Destaques V+