Tempo
|
A+ / A-

Capitã alemã enfrenta pena de prisão até 20 anos por salvar migrantes

13 jun, 2019 - 13:55 • Daniela Espírito Santo

Bióloga e ativista Pia Klemp é acusada em Itália por ter resgatado mais de mil pessoas no Mediterrâneo.

A+ / A-

A capitã alemã de uma embarcação de salvamento que resgatou centenas de migrantes do Mediterrâneo poderá ser condenada a uma pena de até 20 anos de prisão em Itália por alegado auxílio à migração ilegal.

De acordo com o jornal alemão "Basler Zeitung", Pia Klemp enfrenta uma pena de até 20 anos de prisão por, segundo as autoridades italianas, auxiliar a migração ilegal.

O governo italiano garante que Pia Klemp, bióloga e ativista, esteve diretamente envolvida no resgate de pelo menos mil pessoas que estavam a tentar entrar em Itália pelo mar. Pia esteve a cargo do navio Sea Watch III, a embarcação que auxiliou migrantes que foram acolhidos por Portugal em março, e do navio Iuventa. Esta última embarcação acabaria por ser apreendida em 2017, altura em que a ativista passou a estar na mira das autoridades italianas por ajudar quem seguia em barcos inseguros de África rumo à Europa.

Sea Watch 3. "Foi-nos negado um porto seguro para deixar as pessoas"
Sea Watch 3. "Foi-nos negado um porto seguro para deixar as pessoas"

Pia Klemp pertence à Sea Watch, uma organização não governamental. É bióloga e trabalhou muito tempo como instrutora de mergulho antes de se juntar a outra organização do género, a Sea Shepherd, que usa "táticas de ação direta" para combater atividades ilegais no alto mar. Em tempos, garantiu numa entrevista à Sea Watch que aprendeu a comandar embarcações porque o seu "dever enquanto capitã" é salvar pessoas de se afogarem.

"Apenas seguimos o direito internacional, especialmente a lei do mar, onde a principal prioridade é salvar pessoas", garante noutra entrevista.

Para além do envolvimento com a Sea Watch e a Sea Shepherd, Pia é, ainda, diretora executiva da Aquascope, uma organização que combate a pesca ilegal.

Pia já garantiu que, se for condenada, irá lutar até ao fim, recorrendo ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos para garantir a sua liberdade. No entretanto, uma petição a exigir a sua libertação, sob o mote #FreePia, já conta com mais de 94 mil assinaturas.

"As missões de resgate marítimo foram criminalizadas"

Em Bonn, sua cidade-natal, Pia confessa-se preocupada com o processo contra si, mas diz que "o pior já aconteceu".

"As missões de resgate foram criminalizadas. Nós estamos paralisados e as pessoas estão a morrer no Mediterrâneo", lamenta. Apesar disso, não acredita numa condenação efetiva, pois admite que a acusação que recai sobre a tripulação dos barcos da Sea Watch pode ser apenas "um processo de fachada" incentivado pelo governo italiano e pelo líder do partido de extrema-direita Liga e vice-primeiro-ministro, Matteo Salvini, que fez aprovar, no final de 2018, um decreto-lei para abolir as autorizações de residência atribuídas por razões humanitárias.

"Recuso-me a acreditar que vivemos numa Europa onde uma pessoa pode ir parar à cadeia por salvar vidas". remata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+