Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Boletim Económico

Banco de Portugal piora previsão de desemprego entre 2019 e 2021

12 jun, 2019 - 14:51 • Agência Lusa

No seu último boletim, o BdP antecipa também "alguma aceleração dos salários" no mesmo período.

A+ / A-

O Banco de Portugal (BdP) reviu esta quarta-feira em alta a sua previsão para a taxa de desemprego entre 2019 e 2021, antecipando também “alguma aceleração dos salários por trabalhador”.

No Boletim Económico de março, hoje divulgado, o BdP reviu em alta a sua previsão para a taxa de desemprego – que se fixou nos 7% em 2018 – antecipando que se fixe em 6,3% este ano, 0,2 pontos percentuais acima do previsto em março.

Para 2020, o banco central espera uma taxa de desemprego de 5,7% (5,5% estimados em março) e em 2021, o último ano da projeção, antecipa uma taxa de desemprego de 5,3% (face à anterior estimativa de 5,2%).

O BdP antecipa também a continuação dos aumentos dos salários. “A gradual redução dos recursos disponíveis no mercado de trabalho e o aumento da produtividade deverão contribuir para alguma aceleração dos salários por trabalhador ao longo do horizonte”, indica a instituição liderada por Carlos Costa.

O banco central acrescenta que, para além da evolução do rendimento disponível, “o consumo privado deverá beneficiar, à semelhança do ocorrido nos últimos anos, de condições de financiamento favoráveis ao longo de todo o horizonte, em particular da manutenção das taxas de juro em níveis historicamente baixos”.

O Banco de Portugal manteve hoje a sua previsão de crescimento económico para 2019, em 1,7%, mas desceu em uma décima a estimativa para 2020, antecipando uma recuperação do investimento com algum abrandamento até ao fim do período de projeção.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+