Tempo
|
A+ / A-

Rui Pataca

Sporting acerta em cheio em Rosier. "É uma mais-valia"

11 jun, 2019 - 18:15 • José Pedro Pinto

Leões têm "dossier" do lateral-direito do Dijon praticamente fechado. Rui Pataca, antigo jogador há muitos anos radicado em França, conclui em Bola Branca que o Sporting contrata uma "boa opção" para uma posição que tem dado muitas dores de cabeça.

A+ / A-

O Sporting acerta em cheio na contratação de Valentin Rosier, um lateral-direito que apresenta as características idealizadas por Marcel Keizer para aquela posição. A opinião é expressa, em Bola Branca, por Rui Pataca, antigo jogador há muitos anos radicado em França.

O defesa de 22 anos, internacional sub-21 e sub-23 por França, é negócio praticamente fechado pelos leões. Prepara-se para assinar por cinco épocas e custará uma cifra abaixo dos cinco milhões de euros à SAD verde e branca.

Para Rui Pataca, atual diretor desportivo do Créteil-Lusitanos - treinado por outro português, Carlos Secretário -, foi treinador do Rodez, clube onde Rosier deu os primeiros passos. Não se cruzaram, mas o amplo conhecimento do futebol gaulês permite a Pataca não ter dúvidas sobre a qualidade do jovem lateral.

"O Rosier é uma boa opção. Está habituado à alta competição e fez uma excelente época no Dijón [apesar de uma lesão no metatarso que o afastou durante alguns meses da competição]", começa por dizer, regressando à base de formação de Rosier para concluir que o jogador encaixa no perfil de lateral desejado por Keizer.

"Foi um jogador formado no Toulouse como médio-ala direito mas que depois foi transformado em lateral. Não tem problemas em ter a bola nos pés, tecnicamente é muito evoluído, com qualidade superior no cruzamento. É muito forte fisicamente, consegue recuperar espaço com uma rapidez acima do normal. É um jogador de muita qualidade", afiança Rui Pataca.

O posto de lateral-direito tem sido uma dor de cabeça crónica para os lados de Alvalade, nos últimos anos. Rosier, nesse prisma, pode representar uma quebra com o passado recente.

"O Sporting já há alguns anos que busca uma pérola rara, que é esse lateral-direito que teima em não se afirmar. Já houve vários laterais que passaram pelo clube. [Rosier] é uma mais-valia para o Sporting. É um jogador muito explosivo e tem características muito boas para clubes que lutam pelos primeiros lugares da tabela do campeonato", remata Rui Pataca.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+