Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reportagem

​Arquidiocese de Braga dá pequeno-almoço aos sem-abrigo da cidade

05 jun, 2019 - 18:55 • Isabel Pacheco

“Pão de Lázaro” é o nome ao projeto que envolve voluntários da Associação Hospitalários de S. Lázaro que, todos os dias, servem a primeira refeição do dia a quem faz da rua a sua casa.

A+ / A-
Pão de S. Lázaro - Reportagem de Isabel Pacheco
Ouça a reportagem de Isabel Pacheco

Ainda não eram 8h00 quando Ana Costa abriu as portas da Associação Hospitalários de S. Lázaro na Igreja dos Terceiros, em Braga, para servir o “pão de Lázaro” aos sem-abrigo da cidade. Na mesa há, diariamente, leite, cevada, pão e fruta.

“Se quiserem comer aqui, comem. Se quiserem levar, também, podem levar”, explica à Renascença a voluntária, uma das 30 envolvidas no projeto.

Ana Costa explica que, a par dos produtos doados pelas empresas, há um ingrediente que não se compra nem se dá, mas que se conquista e que pode fazer a diferença: “a confiança”.

“Eles têm de ter confiança na gente. Tanto isso que na primeira semana começamos com seis pessoas e depois foi evoluindo. Hoje já passamos a dezena”, sublinha Ana Costa.

A iniciativa é inédita na cidade de Braga. Desde 20 de maio, repete-se de domingo a domingo, entre as 80h0 e as 9h30. Aqui “não há pausas, nem perguntas”, esclarece o presidente da Associação Hospitalários de S. Lázaro.

“Ninguém precisa de se identificar. Aliás, não precisam de dizer nada. Apenas que querem o pequeno almoço. Se querem o pão com fiambre ou queijo ou doce”, resumiu à Renascença Lino Mesquita Machado.

As portas da associação “estão abertas a todos”, mesmo quem não esteja em situação de sem abrigo. “Todas as pessoas que se dirijam cá em situação de carência terão pequeno-almoço”, garante.

Na cidade de Braga estima-se que sejam mais de 30 as pessoas que vivem em situação de sem-abrigo. Foi a pensar nesta população que nasceu a iniciativa, que “partiu de uma ideia do arcebispo primaz, D. Jorge Ortiga”, e foi colocada no terreno pela Associação Hospitalários de S. Lázaro.

“Fala-se dos sem-abrigos e dos apoios no almoço e ao jantar, e até de higiene. Porque não haveriam de ter direito a pequeno almoço?”, questiona Lino Mesquita Machado.

A resposta à questão chegou a 20 de maio, altura em que o “pão de Lázaro” começou a ser servido todos os dias na Igreja dos Terceiros, em Braga.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+