Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo critica TAP por atribuir prémios e acusa empresa de “quebra de confiança”

06 jun, 2019 - 14:56 • Redação

O Ministério das Infraestruturas e da Habitação não concorda com a atribuição de prémios a um grupo restrito de funcionários em ano de prejuízo.

A+ / A-

O Governo criticou esta quinta-feira a Comissão Executiva da TAP após ter sido revelado que a empresa atribuiu prémios a alguns trabalhadores em ano de prejuízo.

Num comunicado enviado pelo Ministério das Infraestruturas e da Habitação pode ler-se que o dinheiro gasto nestes prémios constitui mesmo uma “quebra da relação de confiança” por parte da TAP em relação ao Estado.

O Governo pede ainda uma reunião do Conselho de Administração, no qual o Estado está representado, com “caráter de urgência” para “esclarecimento de todo o processo”.

A TAP está no centro de uma polémica depois de ter vindo a público que, apesar de a empresa ter registado um prejuízo em 2018, pagou a um grupo de 180 trabalhadores prémios no valor total de 1,171 milhões de euros.

“O Ministério das Infraestruturas e da Habitação discorda da política de atribuição de prémios, num ano de prejuízos, a um grupo restrito de trabalhadores e sem ter sido dado conhecimento prévio ao Conselho de Administração da TAP da atribuição dos prémios e dos critérios subjacentes a essa atribuição”, afirma o comunicado, citado pela RTP.

O Ministério afirma ainda que não se revê “na conduta da Comissão Executiva que agiu em desrespeito dos deveres de colaboração institucional que lhe são conferidos”.

Apesar de coro de críticas a que tem sido sujeita, a TAP justificou esta quinta-feira o pagamento dos prémios, dizendo mesmo que poderiam ter sido mais altos se a empresa tivesse gerado lucro.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+