Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

TAP justifica prémios milionários com "programa de mérito"

06 jun, 2019 - 11:55 • Lusa

O programa terá sido implementado em 2017 e terá permitido reduzir custos e aumentar as receitas. Na distribuição de prémios, dois quadros tiveram direito a 110 mil euros.

A+ / A-

A comissão executiva da TAP justifica a atribuição de 1,171 milhões de euros em prémios distribuídos a 180 trabalhadores com o "programa de mérito" implementado pela companhia, que diz ter sido "foi fundamental" para os resultados atingidos em 2018.

"A comissão executiva da TAP tem absoluta convicção de que o programa de mérito foi fundamental para promover as medidas de redução de custos e de aumento de receitas implementadas em 2018, bem como levar a cabo a reestruturação da TAP ME Brasil, o que permitiu diminuir substancialmente os prejuízos causados pelo aumento do preço do petróleo e dos custos não recorrentes, como já foi amplamente comunicado e divulgado por ocasião da divulgação dos resultados", afirma numa carta divulgada pela agência Lusa nesta quinta-feira.

Segundo explica, a TAP implementou em 2017 "um programa de mérito assente na avaliação objetiva dos resultados da empresa, das áreas e individuais", programa esse "alinhado com as melhores práticas globais da promoção e reconhecimento da meritocracia" e cujo objetivo é "promover uma cultura de entrega de resultados, sejam estes resultados operacionais, económicos ou financeiros".

"Os prémios de performance pagos em 2019 dizem respeito ao alcance dos objetivos definidos em 2018 para as áreas e individuais", sustenta a Comissão Executiva, garantindo que "a promoção de uma cultura de mérito, alto desempenho e entrega de resultados continuará a ser uma prioridade" enquanto "ferramenta de transformação e mobilização de uma empresa mais ágil e mais preparada para responder aos desafios da indústria, em benefício de todos".

A agência Lusa noticiou na terça-feira que a TAP pagou prémios de 1,171 milhões de euros a 180 pessoas, incluindo dois de 110 mil euros atribuídos a dois quadros superiores, apesar de no ano passado ter registado um prejuízo de 118 milhões de euros.

Estes prémios foram pagos com o salário de maio dos colaboradores e oscilam entre os 110 mil e pouco mais de mil euros.

Segundo o “Jornal de Negócios”, a atribuição destes prémios causou incómodo nos seis membros da administração da TAP nomeados pelo Estado a convocar para esta quinta-feira uma reunião extraordinária para analisar a decisão da comissão executiva da companhia aérea.

Os prémios mais elevados, de 110 mil euros, foram entregues a dois quadros. Seguiram-se prémios no valor de mais de 88 mil euros, também pago a um dos quadros, um prémio de mais de 49 mil euros e outro de 42 mil. Os restantes valores são todos iguais ou inferiores a 30 mil euros.

No ano passado, o grupo TAP registou m prejuízo de 118 milhões de euros, valor que compara com um lucro de 21,2 milhões de euros registado no ano anterior, segundo anunciou a empresa em março.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+