Tempo
|
A+ / A-

"Repressão brutal" no Sudão. Forças de segurança matam 35 manifestantes

04 jun, 2019 - 01:24 • Redação, com Lusa

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, já condenou o uso excessivo da força pelas autoridades sudanesas e pediu uma investigação independente.

A+ / A-

Pelo menos 35 pessoas morreram quando as forças de segurança do Sudão atacaram um acampamento de manifestantes, na capital Cartum, avançam fontes médicas citadas pela agência Reuters.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, já condenou o uso excessivo da força pelas autoridades sudanesas e pediu uma investigação independente.

"O que está claro para nós é que houve uso excessivo da força pelas forças de segurança contra os civis. Pessoas morreram e pessoas ficaram feridas", disse o porta-voz do líder das Nações Unidas, Stéphane Dujarric.

António Guterres apelou às autoridades sudanesas para facilitarem a realização de uma investigação independente e para garantirem que os responsáveis sejam responsabilizados pelos seus atos.

Os Estados Unidos também condenaram a "repressão brutal" dos militares sudaneses contra os manifestantes e alertaram que as relações com Washington estão dependentes dos progressos no sentido de se formar um governo civil.

"Foi um ataque brutal e coordenado, que lembra alguns dos piores crimes do regime de Omar al-Bashir [ex-Presidente do país]", referiu Tibor Nagy, secretário de Estado Adjunto encarregado de África.

Tibor Nagy salientou que o povo sudanês merece "um governo civil que trabalhe para as pessoas, não um conselho militar que trabalhe contra eles".

"Apoiamos os manifestantes pacíficos no Sudão, e o caminho para a estabilidade e parceria com os Estados Unidos será através de um Governo civil", disse.

Pelo menos 35 pessoas morreram e 200 ficaram feridas durante a operação militar desencadeada esta segunda-feira pelas forças de segurança do Sudão contra manifestantes que estavam acampados na capital do país, Cartum, anunciaram testemunhas e líderes dos protestos.

Este balanço, citado pela Associated Press, resulta de uma operação em que os militares sudaneses abriram fogo sobre os manifestantes e queimaram as tendas que estavam montadas junto do quartel-general das Forças Armadas do Sudão, desde o início de abril.

O movimento de contestação, liderando pela Aliança para a Liberdade e Mudança, anunciou o corte nos contactos políticos com o conselho militar, no poder desde o afastamento do ex-Presidente Omar al-Bashir.

Os manifestantes estavam acampados em frente à sede das Forças Armadas desde o início de abril, primeiro para pedir a saída de Omar al-Bashir do poder e, depois da sua saída, para exigir que os generais entreguem o poder a um governo civil.

O Conselho Militar desmentiu ter dispersado "através da força" a manifestação pacífica.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+