Visita de Estado

Fotogaleria. "Bebé Trump" domina protestos contra Presidente dos EUA em Londres

Visita de Estado

Fotogaleria. "Bebé Trump" domina protestos contra Presidente dos EUA em Londres

Tempo
|

04 jun, 2019 - 12:00 • Redação com Lusa

O Museu de Londres pretende adquirir o balão gigante revelado por alturas da primeira visita oficial de Donald Trump ao Reino Unido, em 2018, e usado novamente esta semana durante a sua visita de Estado ao país.

A+ / A-

A nova versão do "bebé Trump", um balão gigante alaranjado que faz uma paródia ao Presidente dos EUA, Donald Trump, começou a sobrevoar Londres esta terça-feira como parte dos protestos planeados contra a visita de três dias do líder norte-americano ao Reino Unido.

Uma equipa de ativistas terminou de encher o enorme balão por volta das 10h00 em Londres (mesma hora em Lisboa), na Praça do Parlamento, antes do início oficial da manifestação organizada pelo grupo "Juntos contra Trump" numa outra zona central da capital, a praça de Trafalgar.

O objetivo é marchar de Trafalgar até a Westminster, a área do Parlamento, perto da residência oficial de Downing street, onde Trump e a primeira-ministra britânica, Theresa May, estiveram reunidos ao início da tarde.

Na praça do Parlamento vê-se desde cedo um grupo de organizadores da manifestação, vestidos com fatos-macacos e bonés vermelhos onde se lê "Trump babysitters" (babás de Trump), que estabeleceram um cordão de segurança enquanto inflavam o balão laranja.

Também está a circular em Londres um robot gigante que parodia o Presidente norte-americano. O robot está a publicar no Twitter sentado sobre a tampa de uma sanita, ao mesmo tempo que profere frases como "Você é uma ‘fake news’" ou "Eu sou um génio muito equilibrado”, com um áudio que emite a voz de Trump. Esse robot, fabricado na China e que percorre a praça de Trafalgar, também simula o som de gases.

Os organizadores chamaram o evento de hoje de "carnaval da resistência".

O Museu de Londres pretende adquirir o balão gigante que representa um Trump bebé, lançado em protesto contra o Presidente dos EUA na primeira visita oficial deste ao Reino Unido em 2018.

O objetivo é juntar o boneco que representa Trump à sua coleção juntamente com um balão gigante com a imagem do autarca londrino, Sadiq Khan, que foi lançado por apoiantes de Trump.

A visita de três dias de Donald Trump ao Reino Unido começou esta segunda-feira, com uma recepção da família real britânica e um banquete no Palácio de Buckingham. Esta terça-feira, o Presidente norte-americano encontrou-se com a primeira-ministra demissionária, Theresa May, e outros elementos do Governo britânico. No último dia, Trump irá participar nas cerimónias comemorativas do 75º aniversário do desembarque na Normandia. Por último, irá visitar o seu resort na Irlanda.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+