Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OGMA está a "implementar todas as recomendações" das autoridades na investigação sobre avião da Air Astana

31 mai, 2019 - 23:41 • Lusa

GPIAAF identificou erros e falhas na manutenção do avião que, em novembro de 2018, aterrou de emergência em Beja.

A+ / A-

A OGMA garante estar a "implementar todas as recomendações" do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAAF), que identificou erros e falhas na manutenção do avião da Air Astana que, em novembro de 2018, aterrou de emergência em Beja.

O avião em questão teve de aterrar de emergência, após descolar de Alverca com os cabos de comandos dos "ailerons", direito e esquerdo, trocados. Os "ailerons" controlam os movimentos de rolagem da aeronave, com a atuação de dois comandos de controlo ou através do piloto automático. Numa breve nota enviada à Lusa, a OGMA -- Indústria Aeronáutica de Portugal, SA, reafirma estar a "colaborar com as autoridades aeronáuticas nesta investigação".

A identificação identificou erros e falhas na manutenção do avião da Air Astana. "Durante a fase inicial e de recolha de dados da investigação, foram examinados em detalhe os controlos do voo da aeronave, tendo sido confirmada a incorreta instalação do sistema de cabos de comando dos 'ailerons' em ambas as semi-asas", refere uma nota informativa do GPIAAF.

O Embraer 190-100 descolou às 13h31 de 11 de novembro da base militar de Alverca do Ribatejo, concelho de Vila Franca de Xira, distrito de Lisboa, depois de realizar trabalhos de manutenção programada nas instalações da OGMA, e aterrou de emergência em Beja, pelas 15h28.

O avião, com um piloto, dois copilotos e três técnicos da companhia aérea do Cazaquistão a bordo, sobrevoou a região a norte de Lisboa e o Alentejo, numa trajetória irregular e "fora de controlo por alguns instantes, em vários momentos", antes de ter sido tomada a decisão de aterrar em Beja.

Atendendo "à criticidade da situação, a tripulação solicitou por várias vezes indicação de rumo para amarar o avião no mar", mas não conseguiu manter os rumos desejados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+