Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Porto

Hospital de São João desconhece casos de doentes em risco por avaria de equipamento

29 mai, 2019 - 12:11 • Redação

Entidade Reguladora da Saúde acusa hospital de ter falhado nos tratamentos a doentes oncológicos, devido à avaria no aparelho de radiologia.

A+ / A-

A administração do Hospital de São João, no Porto, garante que não tem conhecimento de algum doente tenha visto a sua vida posta em causa, devido às avarias do equipamento oncológico do hospital.

O hospital é acusado pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) de ter falhado nos tratamentos a doentes oncológicos, porque o aparelho de radiologia estava avariado.

A ERS diz que o hospital não deu alternativas que garantissem o direito do doente à prestação de cuidados de saúde de qualidade em tempo útil e que, em caso de avaria de um equipamento, o hospital deve assegurar que o doente é encaminhado para outra unidade e saúde que garanta o tratamento.

"Não temos conhecimento direto de nenhum caso em concreto que tenha tido a sua vida afetada por este problema", garante Fernando Araújo, presidente do Conselho de Administração do Hospital de São João.

Em conferência de imprensa, esta quarta-feira, Fernando Araújo disse ainda que os problemas do passado "estão totalmente ultrapassados".

A partir de agora todos, os doentes vão ser servidos por um novo equipamento, que custou cerca de cinco milhões de euros. Enaltecendo os esforços da equipa de radioterapia, o presidente do Conselho de Administração assegurou aos jornalistas que o hospital está capaz de "dar qualidade e resposta em tempo útil a todos os doentes que necessitam".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • me too
    29 mai, 2019 16:14
    muitas vezes uma administração desconhece o que os porteiros conhecem.

Destaques V+