Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dezenas de presos encontrados mortos em cadeias do Brasil

28 mai, 2019 - 06:24 • Redação

Segundo as autoridades de Manaus, há indícios que apontam para mortes por asfixia.

A+ / A-
Dezenas de mortes em cadeias de Manaus provocam protestos no Brasil
Dezenas de mortes em cadeias de Manaus provocam protestos no Brasil

Quarenta presos foram encontrados mortos dentro de quatro cadeias em Manaus, no Brasil, na segunda-feira. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária todas as mortes tinham indícios de asfixia.

Segundo o secretário de Administração Penitenciária do Amazonas, os detidos começaram a matar os companheiros de cela à medida que a polícia avançava.

"As mortes deram-se por asfixia porque era o meio de que dispunham os presos, por eles não estarem armados. Além disso, esse tipo de morte evita que o preso grite por socorro", explicou Vinicius Almeida em nota enviada para imprensa brasileira.

Quatro das mortes ocorreram na mesma prisão (Complexo Penitenciário Anísio Jobim) onde, no domingo, um motim entre presos provocou a morte de 15 detidos.

O Governo brasileiro decidiu enviar para a região elementos da Força de Intervenção Penitenciária para “controlar distúrbios e resolver outros problemas”. A nível local, o policiamento foi intensificado nas ruas de Manaus.

No caso do Complexo Penitenciário Anísio Jobim, operacionais da Força Nacional de Segurança Pública já atuam no exterior do edifício desde o motim que fez 56 mortos em janeiro de 2017.

A gestão das prisões - superlotadas há várias décadas - e a construção de novas cadeias foram algumas das promessas eleitorais do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+