Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Emissões de CO2 evitadas com trotinetes vão ser comercializadas

27 mai, 2019 - 19:06 • Sandra Afonso

O projeto está a ser lançado por uma operadora em Matosinhos. Os utentes podem beneficiar diretamente da poupança que geram.

A+ / A-

Pela primeira vez, em Portugal, vai ser possível quantificar e valorizar as emissões de CO2 evitadas com as trotinetes.

O projeto foi lançado esta segunda-feira, em Matosinhos, através das trotinetes Flash, em circulação no concelho. Estas são elétricas e estão integradas num sistema que permite quantificar a redução para as emissões de dióxido de carbono provocada pela sua utilização, de acordo com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, uma das entidades envolvidas.

As emissões vão ser contabilizadas através da “plataforma AYR”, que irá ainda valorizar e transacionar as emissões evitadas na mobilidade urbana.

Pela primeira vez, o utilizador “poderá ser diretamente recompensado” por optar, no seu dia-a-dia, por soluções de mobilidade amigas do ambiente. Através de tecnologia blockchain, esta plataforma vai criar um mercado local de emissões onde “os cidadãos podem transacionar AYRs por bens e serviços sustentáveis”.

A Flash vai disponibilizar 300 trotinetes elétricas e mais de 30 pontos de partilha, definidos com a Câmara Municipal e as autoridades de segurança. Os utilizadores que estacionarem os veículos num dos pontos, beneficiam do desconto de 50% na taxa de desbloqueio da viagem.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+