Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tendência de voto

PSD pode ter perdido as europeias, mas se regionais na Madeira fossem hoje ganhava

27 mai, 2019 - 16:13 • Redação

A região da Madeira, governada há mais de 40 anos pela direita social democrata, mostra-se assim mais uma vez fiel ao PSD. É aqui que se disputam as próximas eleições este ano, duas semanas antes das legislativas.

A+ / A-

Nas eleições europeias, o Partido Social Democrata (PSD) perdeu para o Partido Socialista em quase todos os distritos do país, à exceção de Vila Real, onde ficou à frente do PS por menos de dois pontos percentuais, e na região autónoma da Madeira, onde venceu por quase 12 pontos.

Com cerca de 22% dos votos, percentagem correspondente a menos de 800 mil eleitores, o Partido Social Democrata (PSD) nunca tinha tido tão fraco desempenho eleitoral em Portugal como nas eleições deste domingo para o Parlamento Europeu.

A região da Madeira, governada há mais de 40 anos pela direita social democrata, mostra-se assim mais uma vez fiel ao PSD, quando faltam apenas quatro meses para as eleições regionais no arquipélago.

Já nas eleições europeias de 2014, tinha sido a coligação PSD/CDS a vencer na Madeira, ainda que com menos votos (a coligação venceu com 31% dos votos, mas com menos 9.849 votos do que desta vez).

As eleições na Madeira estão marcadas para 22 de setembro, precisamente duas semanas antes das legislativas em todo o continente e ilhas.

Segundo as sondagens, o PS tem crescido na região e até já ultrapassou o PSD em dois pontos percentuais num estudo da Eurosondagem divulgado em janeiro deste ano. No entanto, nas eleições europeias, os socialistas arrecadaram apenas 25,81% dos votos madeirenses.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    28 mai, 2019 17:05
    Sim, porque o PSD nunca ganhou as regionais da Madeira, querem ver? O que importa aqui é que, a nível nacional, a direitalha foi derrotada e bem derrotada. Em Setúbal o PSD ficou em QUARTO. O PSD que fique com a ilha que já tinha desde 1976.

Destaques V+