Tempo
|
A+ / A-

Costa sobre abstenção. “Não podemos falar de Europa só na campanha eleitoral”

26 mai, 2019 - 20:15 • Lusa

Líder do Partido Socialista considera que é necessária profunda reflexão por parte dos partidos e da comunicação social.

A+ / A-

Veja também:


O secretário-geral do PS considerou este domingo que a elevada taxa de abstenção prevista para as eleições europeias é um motivo de "reflexão profunda" para todo o sistema político e para a comunicação social.

António Costa falava à chegada ao hotel de Lisboa onde a direção do PS vai acompanhar a evolução dos resultados das eleições europeias, depois de confrontado pelos jornalistas com estimativas de que a abstenção poderá atingir os 70%.

"Se esses números forem assim, estão mais ou menos em linha com o que aconteceu em 2014 e isso só demonstra que não é possível falar-se de Europa apenas no período de campanha eleitoral. Deve ser um motivo de reflexão profunda seguramente para o sistema político, mas, também, para os diferentes órgãos de comunicação social".

De acordo com o líder socialista, "se há este grau de desinformação, ou de menor interesse, dos cidadãos relativamente à União Europeia, isso também quererá dizer alguma coisa sobre a informação que é divulgada".

"Não é uma questão de culpas. Em primeiro lugar, é uma questão de decisão de quem votou e não votou. A repetição ano após ano da ideia de que as decisões são tomadas em Bruxelas sem a participação de cada país, de cada Governo e de cada cidadão cria naturalmente um grande afastamento por parte dos eleitores relativamente aos processos europeus", justificou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+