Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tumulto em prisão da Venezuela faz 29 mortos

24 mai, 2019 - 21:46

Autoridades falam numa tentativa de fuga, mas as organizações de direitos humanos questionam a intervenção violenta das forças policiais.

A+ / A-

Pelo menos 29 mortos e 19 feridos é o balanço provisório de um motim registado esta sexta-feira na prisão da cidade de Acarigua, na Venezuela.

De acordo com o jornal “El Nacional”, as vítimas mortais são todos reclusos e os feridos são elementos das forças de segurança.

O tumulto num centro de detenção preventiva do estado de Portuguesa, aconteceu durante a manhã, quando decorriam visitas aos reclusos.

"Houve uma tentantiva de fuga e ocorreram confrontos entre gangues rivais", disse aos jornalistas o diretor do Secretariado da Segurança Pública, Oscar Valero.

A mesma confirmou a existência de 29 mortos na sequência da intervenção das forças de segurança.

Cerca de 350 pessoas estão retidas no bloco onde o motim teve lugar, refere Oscar Valero.

As organizações de defesa dos direitos humanos questionam a versão das autoridades venezuelanas e falam num massacre.

"Como é que houve um confronto entre reclusos e a polícia e só morreram presos? Se os reclusos tinham armas, como é que essas armas entraram na cadeia?, questiona Humberto Prado, do Observatório Venezuelano das Prisões, em declarações à agência Reuters.

Os reclusos vinham exigido nos últimos dias que não fossem transferidos para prisões longe de casa, onde não poderiam receber visitas de familiares, conta Humberto Prado.

A prisão de Acarigua tem capacidade para 250 reclusos, mas quando o motim teve lugar tinha cerca de 540 presos.

[notícia atualizada às 01h15]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+