Tempo
|
A+ / A-

França

Explosão em Lyon faz pelo menos 13 feridos. "Um atentado", diz Macron

24 mai, 2019 - 17:24 • Redação

A explosão deu-se numa rua movimentada no centro daquela cidade francesa. Fonte da procuradoria diz que causa da explosão foi um pacote armadilhado.

A+ / A-
Explosão em Lyon faz pelo menos 13 feridos. "Um atentado", diz Macron
Explosão em Lyon faz pelo menos 13 feridos. "Um atentado", diz Macron

Uma forte explosão provocou pelo menos 13 feridos em Lyon, esta sexta-feira à tarde. Nenhuma das vítimas corre perigo de vida. A televisão francesa BFM TV diz que um dos feridos é uma criança.

O rebentamento de um engenho explosivo, com pregos, deu-se na Rua Victor Hugo, uma zona movimentada e sem acesso automóvel, no centro da cidade, por volta das 17h30 locais (16h30 em Lisboa), segundo fontes policiais ao Le Figaro e à agência Reuters.

O Presidente francês referiu-se de imediato ao incidente como "um atentado sem mortos para já". Emmanuel Macron estava a responder a dúvidas dos jovens sobre as eleições europeias nas redes sociais quando soube da explosão.

O procurador de contraterrorismo de Paris já abriu uma investigação à explosão desta sexta-feira na cidade de Lyon.O procurador de contraterrorismo de Paris já abriu uma investigação à explosão desta sexta-feira na cidade de Lyon.

Antes disso, fonte das autoridades disse, citada pelas agências internacionais, que havia suspeitas de um ataque.

Autoridades procuram um suspeito de ter colocado o engenho explosivo na rua, que foi filmado pelas câmaras de videovigilância. Trata-se de um homem, com 30 a 35 anos, avança a estação BFMTV.

O suspeito, com a cara parcialmente tapada, deixou uma mala junto a uma pastelaria, por volta das 17h30 (hora local) e colocou-se em fuga num bicicleta, avançaram fontes policiais e o autarca de Lyon, Denis Broliquier.

O português Francisco Nunes estava perto do local à hora da explosão, da qual escapou ileso. À Renascença, explicou que o alegado engenho explosivo estava colocado entre dois carros e que, pouco antes da explosão, houve uma ameaça de bomba.

Essa informação foi confirmada pela Renascença junto de fontes em três cafés da zona de Lyon onde se deu o ataque. Ainda de acordo com Francisco Nunes, a polícia chegou muito rapidamente ao local.

Fonte da procuradoria francesa, citada pela Reuters, avança que a causa da explosão foi um pacote armadilhado. O gabinete de combate ao terrorismo anunciou entretanto a abertura de uma investigação ao sucedido.

[Em atualização]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+