Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espaço Schengen

Holanda sugere restaurar fronteiras com Estados-membros que não aceitem refugiados

16 mai, 2019 - 14:29 • Agência Lusa

“Não é aceitável que um grupo pequeno de países receba a maioria dos refugiados", diz Mark Rutte.

A+ / A-

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, propôs esta quinta-feira que se reinstaurem os controlos fronteiriços com os Estados-membros da União Europeia e do Espaço Schengen que rejeitem acolher candidatos a asilo.

“Não é aceitável que um grupo pequeno de países receba a maioria dos refugiados. O que nós, como países ocidentais, podemos fazer é reintroduzir os nossos próprios controlos fronteiriços entre esta parte de Schengen e a outra", assegurou o liberal.

Nos últimos anos, a União Europeia foi incapaz de reformar a sua política comum de asilo para redistribuição de refugiados e muitos países, como a Holanda, consideram que os candidatos a asilo devem tornar-se uma responsabilidade de toda a UE e não apenas de alguns Estados-membros.

No entanto, outros, como a Polónia, a Hungria ou a República Checa, continuam a mostrar-se relutantes em acolher imigrantes e refugiados nos seus territórios.

Mark Rutte considera que “muitos desses países da Europa são membros do espaço Schengen [de livre circulação] e têm orgulho nisso”, mas adverte que “ser membro também implica que devem mostrar solidariedade” com os parceiros europeus ou voltar a estar isolados por controlos com passaportes.

O primeiro-ministro holandês assegurou já ter discutido estes planos de “introdução de fronteiras dentro do espaço Schengen” com o Presidente francês, Emmanuel Macron, e adiantou que vai falar com a sua homóloga alemã, a chanceler Angela Merkel, em Berlim, para onde viajará esta tarde.

Em declarações à televisão holandesa NOS, Rutte também sublinhou que a sua visão da UE mudou nos últimos tempos: “A Europa é mercado e moeda, mas a isto juntou-se mais um ponto: a segurança.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+