Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Golpe de calor em exercício. Militar transferido de Abrantes para o Curry Cabral

15 mai, 2019 - 12:26 • Ana Rodrigues com Redação

Militar participava em exercício no campo de Santa Margarida. Porta-voz do Exército diz à Renascença que "os sintomas foram todos de golpe de calor, mas há outras hipóteses em estudo".

A+ / A-

Um militar que foi internado na unidade de cuidados intensivos de Abrantes vai ser transferido para o hospital Curry Cabral em Lisboa, especializado na área hepática.

"A avaliação clínica que foi feita hoje de manhã aconselhou a uma transferência do militar da unidade de cuidados intensivos do Hospital de Abrantes para o Hospital Curry Cabral, disse à Renascença a porta-voz do Exército, Elizabete Silva

Ainda de acordo com a porta-voz, houve "um agravamento da situação analítica do militar".

As causas ainda estão a ser apuradas, mas o militar terá sido vítima de um golpe de calor, durante um exercício realizado no Campo Militar de Santa Margarida: "Os sintomas foram todos de golpe de calor, mas há, outras hipóteses em estudo."

Caso haja necessidade do soldado fazer um transplante, o Curry Cabral é o hospital de referência para a área hepática, nomeadamente para o transplante de fígado, um dos órgãos que, em casos de golpes de calor, tende a ser sobrecarregado e a poder entrar em falência.

No caso das mortes dos Comandos, ocorrido no verão de 2016, um dos militares morreu precisamente naquela unidade hospitalar, enquanto esperava por um transplante do fígado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+