Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Onde estava quando o Homem chegou à Lua? A NASA quer saber

13 mai, 2019 - 07:09 • Redação

A iniciativa faz parte das comemorações dos 50 anos da chegada do primeiro Homem à Lua.

A+ / A-

Lembra-se onde estava quando Neil Armstrong pisou a superfície lunar pela primeira vez ou conhece alguém cuja memória recue ao verão de 1969... então poderá ajudar a NASA.

A agência espacial norte-americana prepara-se para comemorar os 50 anos da chegada à Lua - a 20 de julho - e está a pedir ao público para gravar as suas memórias desse momento histórico. A NASA pretende utilizar essas gravações nas redes sociais como parte de uma série de áudios sobre a exploração da Lua e as missões Apollo.

Há até uma espécie de manual de instruções para quem quiser participar nesta iniciativa. Foi criada uma pequena lista de perguntas às quais as pessoas podem responder, de forma curta, preferencialmente em menos de dois minutos, pede a agência espacial. As respostas podem ser gravadas no telemóvel e enviadas por e-mail.

Já existem áudios de entrevistas com os protagonistas da missões espaciais, alguns dos quais fazem parte do arquivo da NASA. A transcrição da entrevista a Neil Armstrong, por exemplo, tem 106 páginas.

Segundo a agência espacial norte-americana, cerca 530 milhões de pessoas em todo o mundo assistiram em direto à chegada do primeiro Homem à Lua.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rodrigo
    23 mai, 2019 Coina 22:55
    O homem na lua? Só mesmo no título da música dos R.E.M.!! De resto é tudo aldrabice. Nós os terráqueos jamais saímos ou sairemos da Terra! Mesmo a 25 ou 40 mil km acima continuamos amarradinhos a este planeta!! IDE SONHANDO...
  • Rui Lagos
    15 mai, 2019 Porto 09:45
    O HOMEM NUNCA ESTEVE NA LUA!! A MAIOR VIGARICE DO SÉCULO XX! QUE GRANDE COINCIDÊNCIA... A MISSÃO 13 FOI A ÚNICA QUE TEVE PROBLEMAS... GRANDE AZAR!!! AH, E COMO É QUE CONSEGUIRAM LEVAR O CARROÇO PARA A LUA?? SÓ ESPERO QUE UM DIA SE FAÇA A SEGUINTE PERGUNTA, "Onde estava quando se soube a verdade?"
  • ANTÓNIO JOAQUIM N.A.
    13 mai, 2019 Vila do Conde 13:25
    Esse é que é o problema,o Homem nunca foi a lua, pelo menos nos meios publicitados...chega de embustes e embusteiros e com o colapsso de todo o programa espacial da Nasa com o falhanço estrondoso do Space Shutlle que pôs em evidência toda a fragilidade e mentira com a própia Nasa a ter que entregar os seus serviços a potências estranjeiras e a empresas privadas;Daí a terem que voltar a carga com mais...propaganda !!

Destaques V+