Tempo
|
A+ / A-

Aluna portuguesa morre e outro fica gravemente ferido em acidente na Hungria

10 mai, 2019 - 09:40 • João Cunha , Cristina Nascimento com Lusa

Informação já foi confirmada à Renascença por fonte diplomática portuguesa. Grupo de alunos deve regressar a Portugal ainda esta sexta-feira.

A+ / A-

Uma jovem portuguesa morreu e outro ficou ferido num acidente de viação na Hungria. A informação já foi confirmada à Renascença por fonte diplomática portuguesa. As vítimas fazem parte de um grupo de alunos do Algarve que se encontravam numa visita àquele país.

A Renascença apurou que o acidente ocorreu durante a madrugada, a cerca de 70 quilómetros de Budapeste. A mesma fonte adianta que os jovens já estão a caminho da capital, devendo regressar ainda esta sexta-feira a Portugal.

"Queria confirmar o falecimento de uma portuguesa e um outro ferido em estado grave no seguimento de um acidente grave, a cerca de 70 km da cidade de Budapeste", avançou à agência Lusa o secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro.

O secretário de Estado afirmou ainda que a embaixadora portuguesa na Hungria está já a acompanhar de perto o assunto. "A nossa embaixadora já está a desenvolver todas as diligências com as autoridades" para garantir apoio "quer em relação à família da [jovem] que acaba de falecer, mas também em relação [ao rapaz] que está hospitalizado com ferimentos graves", afirmou.

De acordo com o secretário de Estado, a embaixada foi informada pela polícia local às 8h30 desta sexta-feira, sendo que o acidente aconteceu cerca das 4h00.

O minibus onde seguiam oito pessoas - seis jovens do ensino secundário e duas professoras, todos portugueses - "foi abalroado por outro veículo", explicou José Luís Carneiro, adiantando que, no acidente "faleceu uma jovem com 16 anos", enquanto "os outros foram transportados para o hospital Cegléd", na Hungria.

O embate levou ainda um rapaz a ficar internado "em estado grave", mas os outros portugueses "encontrar-se-ão bem", referiu.

O secretário de Estado adiantou que já falou com os pais da aluna que morreu, tendo apresentado as condolências em nome do Estado português.

De acordo com o jornal "Sul Informação", que cita o diretor do agrupamento, a vítima mortal é uma aluna do 10.º ano da Escola Pinheiro e Rosa, de Faro. O jornal adianta que os alunos encontravam-se no país num intercâmbio, ao abrigo do programa Erasmus+.

[notícia atualizada às 10h42]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+