Tempo
|
A+ / A-

Viana lança edição comemorativa de livro sobre Beato Bartolomeu dos Mártires

08 mai, 2019 - 06:51 • Redação

A primeira edição da obra de Frei Luís de Sousa foi lançada há 400 anos.

A+ / A-

A Câmara de Viana do Castelo lançou, esta terça-feira, um fac-símile (reprodução semelhante ao original) para celebrar os 400 anos da 1.ª edição da obra “Vida de Dom Frei Bertolamev dos Martyres", datada de 1619, da autoria de Frei Luís de Sousa.

A apresentação do livro contou com a presença do bispo de Viana do Castelo. D. Anacleto Oliveira confidenciou que foi através deste “livro memorável” que, já como Bispo de Viana do Castelo, conheceu melhor a figura de Bartolomeu dos Mártires, pela qual rapidamente se “fascinou”.

Frei Bartolomeu dos Mártires viveu no século XVI e distinguiu-se pela sua relevante intervenção no Concílio de Trento, tendo ficado conhecido pelo seu cariz reivindicativo e simples.

A 23 de fevereiro de 1582 renunciou ao arcebispado e recolheu-se ao convento dominicano da Santa Cruz, também conhecido por Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, nascido por seu empenho em 1561 para favorecer os estudos eclesiásticos e a pregação.

Morreu nesse convento a 16 de julho de 1590, reconhecido e aclamado pelo povo como o "Arcebispo Santo", pai dos pobres e dos enfermos. O seu túmulo, situado no altar da Igreja de S. Domingos, é, por isso, ainda hoje venerado.

Em julho de 2001, o Papa João Paulo II reconheceu, o milagre proposto para a sua beatificação, ocorrida a 4 de novembro desse ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • me too
    08 mai, 2019 11:33
    Vós sois reles. Não esclarecem o «povo» que Bartolomeu dos Mártires, Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas, foi uma das personagens mais marcantes do concílio de Trento. Tem mais de 300 intervenções registadas na actas deste concílio. São e humilde, foi ele que ensinou a Carlos Borromeu (conhecido por ser o autor da reforma da Igreja medieval), sobrinho do Papa e bispo de Milão, o que era ser-se responsável por uma Diocese. Então a Diocese de Braga compreendia todas as terras acima do rio Douro. Área que ele visitava todos os anos, excepto no inverno. Acredito que muitos do 'nossos' sacerdotes nunca leram Frei Luís de Sousa, autor de uma extraordinária «Vida do Arcebispo». No mínimo, sede cristãos.

Destaques V+