Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa de visita à Macedónia do Norte

06 mai, 2019 - 22:44 • Aura Miguel

Francisco será recebido, esta terça-feira, no país onde nasceu a mais famosa santa dos nossos tempos, Teresa de Calcutá.

A+ / A-

De visita aos Balcãs, Francisco faz esta terça-feira uma paragem pela República da Macedónia do Norte.

O pequeno país da ex-jugoslávia soma apenas 2 milhões de habitantes e menos de 20 mil católicos.

Com 65% de ortodoxos e 33 % de muçulmanos, a Macedónia do Norte faz fronteira com a Bulgária, a Grécia, a Albânia, a Sérvia e o Kosovo.

A comunidade de católicos no país é, por isso, muito diversa, com a maioria de rito bizantino, de etnia macedónia, e a restante porção dos 5 mil de rito latino, uma mistura de croatas, albaneses, eslovenos, polacos e húngaros.

Foi também na Macedónia do Norte que nasceu a mais famosa santa dos nossos tempos, Teresa de Calcutá, filha de pais albaneses.

No memorial que lhe é dedicado, na capital, Skopie, Francisco encontra-se com os pobres, depois do acolhimento oficial e primeiro discurso às autoridades do país.

À tarde, o Papa celebrará missa na praça principal da cidade e ainda arranja tempo para um encontro ecuménico com jovens

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+