Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cristas admite votar contra proposta da lei dos professores

05 mai, 2019 - 11:00 • Filipe d'Avillez

Assunção Cristas diz que apenas votará a versão final da lei se nela constarem as restantes propostas do CDS, que a esquerda chumbou, incluindo a avaliação dos professores e negociação do estatuto da carreira.

A+ / A-

Veja também


O CDS acusa António Costa de mentir aos portugueses e de ser ele próprio o autor da crise política de que agora se diz vítima e admite votar contra a proposta de lei dos professores.

Numa mensagem enviada à Renascença, Cristas diz que o CDS sempre defendeu a recuperação do tempo de carreira dos professores, desde que acompanhado de outras condições, que a esquerda chumbou, e deixa claro que apenas votará favoravelmente a uma versão final da lei se essas condições forem recuperadas.

“Uma mentira fabricada apenas e só para criar uma crise política pode ser repetida muitas vezes, mas não é suficiente para a transformar em verdade. E que mentira é essa, mais uma, do Primeiro-Ministro? A de que o CDS juntou os seus votos à esquerda para aprovar um pagamento de muitos milhões de euros por ano para os professores, pondo em causa as contas públicas”, começa a nota.

“É mentira porque a proposta do CDS era, e é, claríssima. Esse pagamento só pode ser feito se estiverem reunidos os seguintes requisitos: existência de crescimento económico e garantia de sustentabilidade financeira, negociação do estatuto da carreira dos professores, incluindo a avaliação dos professores, negociação do regime de aposentações dos professores.”

Cristas diz que o CDS não prescinde destas propostas. “Desde o primeiro dia que achámos que esta era a oportunidade certa para negociar o que há muito precisa de ser resolvido, e por isso mesmo colocámos esses requisitos na proposta e deles falamos desde o começo deste processo. Por outro lado, o crescimento económico é a nossa prioridade, e a sustentabilidade financeira o nosso limite.”

“A surpresa de ninguém se referir a estas exigências do CDS certamente tem a ver com o facto de terem sido chumbadas por todos os partidos da esquerda, inclusivamente pelo PS. Sim, eles constavam da nossa proposta, e sim, eles foram chumbados pelo PS. Se o PS os tivesse votado, se os tivesse viabilizado, não haveria crise política”, diz a líder centrista.

“Os artigos são votados um a um, alínea a alínea, por isso estas exigências não constam da versão final saída da votação na especialidade. A proposta final ainda não está votada. Cabe agora aos partidos ver se estão satisfeitos com a versão final da proposta e, em plenário, votar.”

E o CDS deixa claro que “ou o Parlamento aceita as nossas condições ou não aprovaremos qualquer pagamento”, distanciando-se assim da esquerda.

Por isso, explica Cristas, o CDS vai fazer uma avocação parlamentar para que as suas propostas sejam incluídas na versão final. “Ainda é possível colocar essa opção? É, como aliás é prática parlamentar, com a avocação da norma em causa para decisão em plenário. E é isso que o CDS fará.”

“A linguagem e o procedimento parlamentares são complexos. Foi sabendo dessa complexidade, e confiando nela, que o Primeiro-Ministro ensaiou a sua mentira. É meu dever explicar, o que de resto pode ser confirmado pela documentação parlamentar. Basta ler a nossa proposta: está lá tudo”, conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Disfarça
    06 mai, 2019 e dá ao pedal 17:25
    Chama-se a isto "roer a corda"
  • José Joaquim Cruz Pinto
    05 mai, 2019 Ílhavo 16:39
    Faço um pequeno ajuste às novas siglas dos partidos em causa: CVDS (ou CTDS) e PVSD (ou PTSD). Não será por certo necessário especificar o significado das iniciais.
  • José Joaquim Cruz Pinto
    05 mai, 2019 Ílhavo 15:13
    O partido de Cristas e o de Rio (ou de Passos Coelho e "sus muchachos") devem mudar de nome, passando a VCDS (ou TCDS) e VPSD (ou TPSD), respectivamente, sendo o V de "vigaristas", e o T de "trafulhas". O Governo, claro, é que se precipitou e mentiu - eles não, ao cederem em toda a linha à esquerda, dela apenas obtendo a não especificação de qualquer prazo para o descongelamento, e ao virem agora dizer que nunca renunciaram aos seus princípios e condições de sempre. Ah! Ah! Ah! Ah! Com o afã e os sorrisos que todos vimos em directo, pensaram foi nos votos que querem (queriam!) ter. Não fora a incompetência geral, e o consequente atraso na redacção do texto da lei, ela teria ficado prontinha para a votação final global - ou não? Mas alguém acredita que não era isso mesmo que queriam?! Será que Pires de Lima também se precipitou quando só lhe faltou peguntar à Cristas se ela e os seus comparsas (e os outros todos) estavam bons da cabeça? Quanto a nós, que assistimos a tudo, a criatura está mesmo convencida de que somos tolos, e muito mais ainda que eles! Fizeram e disseram BACORADAS durante mais de um dia inteiro e, agora, claro, ... há que limitar os danos, pois, tentando passar por gente boa, competente, coerente, e honesta. Pois eu só espero que o Governo mantenha que não aceita a iníqua lei - nem sem prazos, nem com condições, e ponto final.

Destaques V+