Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA aumentam taxas aduaneiras de diversos produtos chineses

05 mai, 2019 - 19:28 • Lusa

Aumentos entram em vigor na sexta-feira, anunciou Donald Trump no Twitter.

A+ / A-

Os EUA vão aumentar na sexta-feira de 10% para 25% as taxas aduaneiras sobre o equivalente a 200 mil milhões de dólares (178,4 mil milhões de euros) de bens chineses importados, anunciou este domingo o Presidente Donald Trump.

Esta sanção, também justificada pelo "avanço demasiado lento" das negociações comercias entre os dois países, surge quando uma importante delegação de responsáveis chineses é esperada em Washington na quarta-feira para conversações, até agora apresentadas como finais e que poderiam resultar num acordo comercial.

"Durante 10 meses a China pagou taxas alfandegárias aos Estados Unidos de 25% sobre 50 mil milhões de dólares [44,6 mil milhões de euros] de [bens] tecnológicos, e 10% sobre 200 mil milhões de dólares de outros bens", escreveu o Presidente norte-americano no Twitter.

"Os 10% vão ser aumentados para 25% na sexta-feira", acrescentou.

No início de dezembro o Presidente norte-americano decidiu suspender o aumento destas taxas devido ao recomeço das negociações comerciais que até esta semana estavam a ser apresentadas como "frutuosas" e com fortes hipóteses de resultarem num acordo.

"O acordo comercial com a China avança, mas demasiado lentamente, e quando eles tentam renegociar. Não!", referiu Trump.

O Presidente republicano pretende reduzir o colossal défice comercial dos Estados Unidos com a China (378,73 mil milhões de dólares em 2018).

Para além de uma maior abertura do mercado chinês aos produtos norte-americanos, Trump também exige de Pequim mudanças estruturais que terminem com a transferência forçada de tecnologia norte-americana, roubo de propriedade intelectual ou as subvenções às empresas estatais.

O líder da Casa Branca, que desencadeou a guerra comercial através de taxas aduaneiras punitivas, também ameaça taxar a totalidade das importações chinesas, avaliadas em 539,5 mil milhões de dólares (481,4 mil milhões de euros) em 2018.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+