Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pela primeira vez há uma mulher e leiga à frente do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais

02 mai, 2019 - 14:44 • Ângela Roque

Isabel Figueiredo foi a escolha dos bispos portugueses, anunciada esta quinta-feira à tarde, em Fátima, no final da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal.

A+ / A-

“É uma honra ser nomeada para este cargo atendendo às pessoas que me antecederam e ao serviço extraordinário que prestaram à Igreja, nomeadamente em termos de comunicação social, e nessa medida só me posso sentir honrada em continuar o trabalho deles”, diz à Renascença Isabel Figueiredo.

Diretora dos conteúdos religiosos do Grupo Renascença Multimédia, a nova responsável pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais tem 57 anos, e é a primeira mulher e leiga à frente do cargo, que até agora foi sempre ocupado por sacerdotes: António Rego, João Aguiar Campos e D. Américo Aguiar, o novo bispo auxiliar de Lisboa, de quem é adjunta na presidência do Conselho de Gerência da Renascença.

Lembrando que “as mulheres estão por todo lado ao serviço da Igreja, desde sempre e em inúmeras atividades”, Isabel Figueiredo afirma-se “muito honrada”, mas também “muito tranquila” com a nomeação para o organismo que tutela a comunicação social da Igreja, nomeadamente a agência Ecclesia, tendo em conta “o excelente trabalho que o Secretariado faz, que é por todos reconhecido”.

“A Ecclesia tem uma equipa muito boa a trabalhar, e nessa medida o trabalho que é feito agora terá certamente a sua natural continuidade. Portanto nesse aspeto os projetos serão os projetos que se abrem a toda a comunicação social da Igreja em Portugal, e concretamente o trabalho desenvolvido pela Ecclesia”, refere.

Isabel Figueiredo ainda não definiu prioridades, mas sabe que um dos desafios que vai ter no novo cargo será a preparação das Jornadas Mundiais da Juventude, que Lisboa vai acolher em 2022. “É um grande desafio, penso que para todos nós”.

“Sinto-me muito grata pela confiança que está a ser depositada em mim, e por poder servir a Igreja também agora”, conclui a nova diretora do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja, que recentemente o cardeal patriarca D. Manuel Clemente escolheu para integrar a Comissão de Proteção de Menores, criada no Patriarcado de Lisboa para lidar com eventuais casos de abuso na diocese.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+