Tempo
|
A+ / A-

​Europeias. Livre apresenta queixa por "discriminação" nos debates televisivos

01 mai, 2019 - 01:06

Partido de Rui Tavares contesta realização de debates "apenas entre partidos com assento parlamentar".

A+ / A-

O Livre apresentou uma queixa à Comissão Nacional de Eleições (CNE), alegando discriminação nos debates televisivos, por o partido não estar incluído nos debates sobre as eleições europeias.

"A queixa, que visa a RTP, SIC e TVI, funda-se no desrespeito das estações de televisão pela Constituição e pela Lei. Segundo a Constituição da República Portuguesa, todas as entidades públicas e privadas estão obrigadas a respeitar a igualdade de oportunidades e de tratamento das diversas candidaturas e deve ser observada a imparcialidade das entidades públicas perante as candidaturas", refere o partido em comunicado.

O Livre acrescenta que a realização de debates "apenas entre partidos com assento parlamentar, e nalguns casos incluindo candidatos de partidos que não existiam nas últimas europeias", excluindo as outras candidaturas, representa um "desrespeito por estes princípios e uma violação dos deveres de imparcialidade e de informar os eleitores".

"Entende o Livre que escolher o novo parlamento tendo em conta a composição do anterior parlamento é simplesmente uma forma de perpetuar o mesmo sistema partidário, impedindo novas alternativas sérias e credíveis de obter representação parlamentar", acrescenta o documento, pedindo ao Presidente da República que se pronuncie sobre o tema.

O partido acrescenta que, caso a CNE não dê provimento à queixa apresentada, pode recorrer aos tribunais.

As eleições europeias estão marcadas para 26 de maio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+