Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dores nas costas levam 400 mil portugueses a faltar ao trabalho

01 mai, 2019 - 16:16 • Sandra Afonso

Campanha “Olhe pelas suas costas” recorda conselhos úteis neste Dia Mundial do Trabalhador.

A+ / A-

Veja também:


As dores nas costas são uma das principais causas da ida ao médico e contribuem para o aumento das reformas entre os trabalhadores portugueses.

Segundo um estudo da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, de 2014, mais de metade dos portugueses de diferentes setores de atividade admite passar muito tempo em posições dolorosas no trabalho.

As lesões da coluna não estão associadas apenas ao transporte de materiais pesados ou à realização de movimentos repetitivos. Passar demasiado tempo sentado ao computador, por exemplo, também pode provocar dores e contribuir para o absentismo laboral.

A Campanha “Olhe pelas suas costas” lembra que estas situações podem ser evitadas. A propósito do Dia do Trabalhador, Bruno Santiago, neurocirurgião e coordenador nacional da campanha, recomenda a quem passa muito tempo sentado que coloque “os joelhos mais altos do que as ancas e que o monitor do computador esteja à altura dos olhos”.

Quem transporta materiais pesados “deve ter o cuidado de não fletir o tronco, mas sim as pernas, segurar nos objetos perto do corpo e pedir ajuda sempre que necessário”.

O neurocirurgião lembra ainda aos trabalhadores que devem mudar frequentemente de posição, exercitar os músculos e praticar exercício físico regularmente.

Por ano, 400 mil portugueses faltam ao trabalho por causa das dores nas costas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • me too
    02 mai, 2019 10:32
    Qualquer dor será sempre um excelente motivo pala baldas. Desde a clássica dor de cabeça do mulherio.

Destaques V+