Tempo
|
A+ / A-

Marcelo diz que “China quer Europa unida e forte”

30 abr, 2019 - 00:46 • Celso Paiva Sol, enviado especial à China

Presidente português encontrou-se em Pequim com o seu homólogo chinês. A Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP) também é uma “aposta conjunta”.

A+ / A-

A China quer uma “Europa unida e forte”, disse esta segunda-feira o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, após um encontro com o seu homólogo chinês, Xi Jinping.

Nas primeiras declarações após a reunião desta segunda-feira com Xi Jinping no Palácio do Povo, em Pequim, Marcelo Rebelo de Sousa não escondeu a satisfação pelos resultados obtidos, desde logo em relação à União Europeia.

“Falou-se de alguns tópicos fundamentais, um deles a União Europeia. A China reafirmou – e nós ficámos muito satisfeitos - o seu empenho numa Europa unida e forte, não dividida, não enfraquecida, fundamental para a balança de poder mundial. Ser uma potência a parte de outras potências mundiais”, disse o chefe de Estado.

“E é bom ouvir da parte chinesa essa preocupação, a todos os níveis, nomeadamente nas próprias negociações de comércio internacional. Não fazermos acordos de comércio internacional à custa da Europa, sacrificando a Europa, para obter resultados favoráveis”, sublinhou.

A Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP) também é uma “aposta conjunta” de Portugal e China, destacou Marcelo Rebelo de Sousa.

As comitivas portuguesa e chinesa assinaram alguns acordos bilaterais, sobre os quais não se conhecem ainda muitos pormenores.

Um memorando de entendimento que cria o novo Diálogo Estratégico, um protocolo para a Cooperação para o Ensino de Mandarim no ensino secundário português e ainda um acordo quadro sobre Promoção e Cooperação Comercial em Mercados Terceiros.

Logo após o banquete oficial que lhe foi oferecido pelo seu homólogo, ainda na capital chinesa, Marcelo Rebelo de Sousa seguiu depois para a cidade de Xangai.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+