Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Moçambique. ​Número de mortes devido ao ciclone Kenneth pode subir além dos 38

29 abr, 2019 - 21:17

Cerca de 160 mil pessoas foram afetadas pelo segundo ciclone em mês e meio a atingir o país.

A+ / A-
Ciclone Kenneth. ONU vai enviar 11 milhões de euros para Moçambique
Ciclone Kenneth. ONU vai enviar 11 milhões de euros para Moçambique

O número de mortos provocados pelo ciclone Kenneth, no Norte de Moçambique, pode aumentar acima dos atuais 38, admitiu esta segunda-feira o primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário.

"Tanto o número de pessoas afetadas [cerca de 166.000] como de mortos podem ser um pouco superiores", referiu o governante em conferência de imprensa, em Pemba, após uma visita de três dias à província de Cabo Delgado.

Antes de se pronunciar, as autoridades moçambicanas já tinham aumentado hoje o número de mortes de cinco para 38.

O primeiro-ministro referiu hoje que o trabalho de levantamento de prejuízos ainda não está terminado.

"Nós precisamos de fazer um pouco mais de trabalho para chegar onde devemos chegar. Não conseguimos chegar a locais recônditos de Macomia", distrito que conta já com cerca de 90.000 pessoas afetadas e 31 das 38 mortes contabilizadas.

"Deve haver mais problemas" naquele distrito, acrescentou Carlos Agostinho do Rosário.

O primeiro-ministro lamentou também que não houvesse condições para voar até ao Ibo, ilha do arquipélago das Quirimbas com 15.000 pessoas afetadas e duas mortes confirmadas.

As estradas que dão acesso aos cais com embarcações para o Ibo continuam cortadas.

"Precisamos de compreender melhor a situação quando o tempo melhorar", referiu.

Carlos Agostinho do Rosário garantiu hoje que as autoridades têm alimentos para distribuir para mais de 168.000 mil pessoas durante os próximos 15 dias e que as maiores dificuldades são de falta de acessibilidades para os distritos mais afetados (Macomia, Quissanga e Ibo).

Apesar de haver previsões de continuação de chuvas fortes até final da semana, nos locais que tinham registado cheias repentinas no domingo, em Pemba e nas imediações, a água já havia hoje recuado, apesar de permanecerem algumas zonas alagadas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+