Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Calor aumenta. "Não estamos no verão, devem evitar entrar na água", recomenda Marinha

26 abr, 2019 - 14:26 • Redação

Previsões do Instituto Português do Mar e Atmosfera apontam para uma subida da temperatura máxima nos próximos dias. Nalguns pontos do país, termómetros podem atingir os 30 graus.

A+ / A-

A Marinha vai reforçar este fim-de-semana os seus meios nas praias do Algarve e Costa da Caparica face à previsão de aumento da temperatura. Apesar do reforço, o porta-voz da Marinha, Comandante Pereira da Fonseca aconselha que se evitem os banhos.

"Não estamos no verão, as praiais não estão vigiadas, portanto, devem evitar entrar na água", diz à Renascença.

No mesmo sentido, a Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores alerta (FEPONS) reconhece que a subida da temperatura pode levar muitas pessoas a querer “tomar banho” no mar, no entanto, a Federação alerta que esta altura do ano é muito perigosa e não recomenda.

“Frequentar qualquer espaço aquático sem respeitar as questões de segurança, é, em qualquer momento do ano, perigoso. No entanto, estatísticamente, este período do ano é muito perigoso”, destaca o presidente da Federação Alexandre Tadeia.

O presidente da FEPONS lembra que, de acordo com os dados do Observatório de Afongamento de 2018, “abril foi o mês do ano que foram registadas mais mortes por afogamento em Portugal”. Alexandre Tadeia acredita que os primeiros dias quentes e a disponibilidade das pessoas para procurar “espaços aquáticos”, como as praias, são os grandes motivos para estes números.

Em abril do ano passado, foram registadas 16 mortes por afogamento, seguindo-se os meses de setembro e outubro, com 15.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera alertou para a subida da temperatura até aos 30º Celcius em algumas zonas do país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+