Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Escócia quer novo referendo à independência até 2021

24 abr, 2019 - 19:09 • ​​Marília Freitas​ com Reuters

A primeira-ministra escocesa vai propor um novo referendo à independência do país, numa altura em que está em rota de colisão com o executivo de Theresa May, devido ao impasse no Brexit.

A+ / A-

O Governo escocês quer um novo referendo à independência do país até maio de 2021, data em que termina o mandato do atual parlamento escocês. A Escócia vai começar a preparar uma nova consulta popular, mesmo sem a permissão de Londres, garante a primeira-ministra escocesa Nicola Sturgeon.

Em 2014, em referendo, os escoceses rejeitaram a independência, com uma diferença de 10% dos votos.

Contudo, as relações com o Governo de Londres têm vindo a deteriorar-se, sobre devido ao impasse no Brexit. Recorde-se que, no referendo sobre o Brexit, os escoceses votaram pela permanência na União Europeia.

“A escolha entre o Brexit e o futuro da Escócia enquanto nação europeia independente deve ser feita durante o tempo de vida deste parlamento”, disse Nicola Sturgeon aos deputados escoceses.

Em reação a esta intenção da Escócia, o porta-voz da primeira-ministra britânica, Theresa May, disse que os resultados do referendo de 2014 deveriam ser respeitados. Em resposta, Nicola Sturgeon diz que vai apresentar uma proposta no parlamento antes do final de 2019 e que, nesta fase, não precisa da autorização de Londres.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    25 abr, 2019 18:58
    Em 2014 os ingleses disseram aos escoceses que se eles saíssem do Reino Unido teriam que sair da União Europeia também. Mas em 2016 os ingleses lá decidiram sair da União Europeia, enganando os escoceses. Como tal os escoceses estão no seu direito de fazer um novo referendo e bater com a porta. Se os ingleses continuarem com a palhaçada do Brexit, o "Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte" muito em breve será o "Reino Unido da Inglaterra e de Gales". E a escumalha tuga que defende o Brexit devia ser obrigada a emigrar para o Reino Unido para ver o que é bom para a saúde.

Destaques V+