Tempo
|
A+ / A-

​Inspeção da Saúde faz sindicância à Ordem dos Enfermeiros. Bastonária fala em "perseguição"

23 abr, 2019 - 17:51 • Redação

Ana Rita Cavaco pede a intervenção do Presidente da República e defende o afastamento de Marta Temido. "A ministra da Saúde não tem condições para continuar até ao fim da legislatura."

A+ / A-

A ministra da Saúde, Marta Temido, pediu à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde para realizar uma sindicância à Ordem dos Enfermeiros, o que a bastonária considera uma atitude "persecutória".

Em entrevista à Renascença, a bastonária Ana Rita Cavaco acusa a ministra de usar o seu cargo para perseguir a Ordem e entende que se impõe uma atitude do Presidente da República.

“Impõe-se uma intervenção do senhor Presidente da República, porque não pode continuar da parte deste Governo, cada vez que não gosta daquilo que um representante de uma instituição diz, lançar mão daquilo que tem para perseguir os titulares dos seus órgãos, que é o que está a acontecer aqui", afirma Ana Rita Cavaco, estimando que seja a primeira vez na história do país que é feita uma sindicância a uma ordem profissional.

Para a bastonária, deve ser considerado o afastamento da ministra da Saúde. “Afastar? Compete ao senhor primeiro-ministro decidir. Mas é evidente que tem que haver uma conversa entre o senhor Presidente da República e o senhor primeiro-ministro, porque não é só este facto de agora a senhora ministra da Saúde vir com a sindicância à Ordem dos Enfermeiros; são muitos outras coisas. E nós entendemos que esta ministra não tem condições para continuar até ao fim da legislatura”, defende.

Ana Rita Cavaco acusa ainda a ministra de “usar o seu cargo, não para fazer aquilo que lhe compete, mas ter atitudes vingativas sobre pessoas e instituições que dizem coisas que não lhe agradam”.

A bastonária tem ainda dúvidas legais sobre a competência da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) para realizar esta sindicância, que é no fundo uma inspeção genérica.

Num anúncio publicado num jornal diário no final da semana passada, a IGAS convida todos os que tenham razões de queixa ou agravo em relação à Ordem para as apresentarem à Inspeção, sendo sobre este anúncio que se pronuncia a bastonária dos Enfermeiros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    23 abr, 2019 Lisboa 18:27
    Agora é a vingança. "Quem se mete com o PS, leva ... " Frase antiga, mas que ilustra bem o que se passa no dia-a-dia. Fosse a Bastonária do PS e tivesse condenado a greve dos Enfermeiros, a ver se havia alguma sindicância... Era o havias ...

Destaques V+