Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Assis-João Taborda da Gama
Um eurodeputado e um professor universitário (especialista em direito fiscal) a viver em Lisboa olham para os principais temas da atualidade. Às terças e quintas, às 9h15
A+ / A-
Arquivo
Francisco Assis e João Taborda da Gama - 23/04/2019

T. Gama

Viagens dos governantes. "O melhor é a publicitação obrigatória"

23 abr, 2019


O novo regime que legaliza a oferta de viagens por parte de privados a titulares de órgãos políticos e as eleições legislativas em Espanha dão o mote ao debate.

João Taborda da Gama considera que, mais do que uma lei que proíba os governantes de aceitarem ofertas de empresas privadas, é importante publicitar “todas estas situações”.

“Aí, a opinião pública, os eleitores, os partidos, os próprios, os colegas, outras empresas podem fazer o julgamento e esse julgamento é mais eficaz do que haver limites desta ou daquela forma na lei, que muitas vezes não são controlados”, defende.

Na opinião de Francisco Assis, “há hoje um tal escrutínio sobre a vida pública, por boas razões, que deveria levar a uma preocupação acrescida por parte dos parlamentares”, que não deveriam “aceitar oferta de viagens por qualquer entidade privada, seja em que circunstância for, seja em que valor for”.

O debate surge a propósito do novo regime aprovado pela comissão para a transparência da Assembleia da República, que legaliza a oferta de viagens por parte de privados a titulares de órgãos políticos. As ofertas iguais ou superiores a 150 euros serão permitidas, desde que publicitadas.

O outro assunto em análise são as eleições legislativas em Espanha. “Aparentemente, vamos ter uma situação de grande fragmentação parlamentar”, diz Francisco Assis.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.