Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia escolhe comediante para Presidente

21 abr, 2019 - 18:15

Projeções adiantam a vitória de Zelenskiy que derrota Poroshenko.

A+ / A-

O ator e comediante Volodymyr Zelenskiy venceu a segunda volta das eleições presidenciais da Ucrânia. O derrotado foi Petro Poroshenko, o atual Presidente. É o que indicam as projeções apresentadas este domingo.

Segundo as sondagens, Zelenskiy consegue 73% dos votos, contra 25% de Poroshenko.

Volodymyr Zelenskiy já fez uma curta declaração: “Não sou ainda, oficialmente, o Presidente, mas como cidadão da Ucrânia posso dizer a todos os países no pós União Soviética para olharem para nós. Tudo é possível”.

Acrescentou depois que deseja "relançar" o processo de paz com a Rússia no conflito em curso no leste separatista pró-russo do país. "Vamos avançar com o processo de Minsk, vamos relançá-lo", declarou, na primeira conferência de imprensa após a votação, numa alusão aos acordos de paz assinados em fevereiro de 2015 sob a égide de Kiev, Moscovo, Paris e Berlim.

O Presidente ucraniano, Petro Poroshenko, já aceitou a derrota nas eleições presidenciais e mostrou-se disponível para apoiar o seu rival na transição.

“Vou deixar o cargo, mas quero sublinhar firmemente que não vou deixar a política", afirmou Poroshenko.

O Presidente da Ucrânia, numa crítica implícita ao humorista, tinha dito anteriormente que o riso podia dar lugar à dor se o seu adversário vencesse a segunda volta.

[atualizado às 20h00]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+