Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tragédia na Madeira. Maioria dos feridos volta amanhã para Alemanha

19 abr, 2019 - 14:57 • Cristina Nascimento com Lusa

Presidente da República visitou, no hospital, os seis feridos alemães e os dois portugueses.

A+ / A-

A maioria dos alemães que ficaram feridos no despiste de um autocarro turístico na Madeira vai regressar no sábado à Alemanha. A informação foi prestada pelo Presidente da República, depois de ter visitado alguns feridos que ainda se encontram no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal.

Marcelo Rebelo de Sousa visitou, no hospital, seis feridos alemães e os dois portugueses, dando conta da satisfação dos serviços que lhes tem sido prestados.

“Tem sido inexcedível a resposta, o acolhimento, o apoio. A grande maioria parte amanhã para a Alemanha, mas parte com essa noção muito clara e isso é muito reconfortante porque confirma a qualidade desta instituição que se deve à qualidade humana daqueles que aqui trabalham”, relatou Marcelo.

Nesta declaração aos jornalistas à porta do hospital, o chefe de Estado foi questionado sobre a investigação em torno do que terá motivado o acidente. "Eu acompanho o que se passa, está a decorrer nos termos normais, sob responsabilidade da instituição que tem a seu cargo esse tipo de investigação, com a colaboração das autoridades competentes", afirmou.

Marcelo Rebelo de Sousa disse também que "isso está a correr de forma muito rápida e muito eficiente, e a seu tempo saberá as conclusões".

"Este é ainda o momento de testemunhar solidariedade, agradecer a capacidade de resposta dos muitos e das muitas que souberam estar à altura das circunstâncias e a excederem-se, e por outro lado manifestar uma determinação em relação ao futuro", sustentou, referindo que "este é o significado do dia de hoje".

Marcelo na Madeira para homenagear vítimas do acidente de autocarro
Marcelo na Madeira para homenagear vítimas do acidente de autocarro

Antes, em visita ao local onde o autocarro se despistou, o Presidente já tinha sido questionado sobre a investigação, mas não quis pronunciar-se.

"Há entidades que tratam disso. Não é essa a função do Presidente da República", sustentou, adiantando que está no local "para acompanhar tudo o que se passa, mas sobretudo para prestar homenagem e testemunhar solidariedade, gratidão e determinação".

Os ministros português e alemão dos Negócios Estrangeiros também estão na Madeira, onde na quinta-feira também prestaram homenagem às vítimas.

Pelo menos 29 pessoas morreram no acidente com um autocarro que transportava turistas alemães, no Caniço, concelho de Santa Cruz, na quarta-feira à tarde. As vítimas mortais, 12 homens e 17 mulheres, são todas de nacionalidade alemã.

Na sequência deste acidente, outras 27 pessoas ficaram feridas, dos quais 16 continuam internados.

Veja o momento do acidente do autocarro na Madeira
Veja o momento do acidente do autocarro na Madeira
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+