Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

O que pode ter ficado destruído no incêndio em Notre Dame?

16 abr, 2019 - 12:30 • Redação

Autoridades dizem que não há sinais de que o fogo tenha sido ateado de forma intencional. Especialistas temem que haja danos irreparáveis.

A+ / A-
As primeiras imagens do interior de Notre Dame após o incêndio
As primeiras imagens do interior de Notre Dame após o incêndio

Veja também:


Apesar do fogo já estar extinto, só com o avançar do dia será possível avaliar a real dimensão dos estragos do incêndio na catedral de Notre Dame em Paris.

O fogo terá sido resultado de um acidente, não havendo sinal de que tenha sido provocado propositadamente, adiantou aos jornalistas o procurador de Paris, Remy Heitz

As autoridades francesas já anunciaram que a estrutura da catedral, incluindo a fachada principal, resistiu. Porém, a cobertura da catedral desapareceu por completo, bem como o pináculo.

Catedral de Notre Dame. O momento em que o pináculo da torre central ruiu
Catedral de Notre Dame. O momento em que o pináculo da torre central ruiu

O pináculo, também conhecido como "Flecha de Notre Dame", foi construído no século XIX, numa altura em que a catedral sofreu obras de reconstrução, envoltas em polémica. Grande parte do que ardeu esta segunda-feira foi precisamente o que foi reconstruído há cerca de século e meio.

Aliás, a nave da catedral foi a zona mais afetada. “O coração da nave sofreu imenso”, disse, esta manhã, aos jornalistas, José Vaz de Matos, responsável pela segurança patrimonial.

“Muitos acervos de valor inestimável foram salvos”, garante o tenente-coronel José Vaz de Matos, responsável pela segurança patrimonial.

Foram salvas "todas as obras de arte" pertencentes ao 'tesouro' da catedral, incluindo a coroa de espinhos e a túnica de São Luís, indicou Gabriel Plus, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Paris.

Contudo, não foi possível retirar obras de maior dimensão. Algumas foram danificadas pelo fogo, “mas podem ser restauradas”, explicou José Vaz de Matos.

De acordo com a imprensa francesa, os vitrais medievais da cabeceira terão explodido com as elevadas temperaturas causadas pelo incêndio. Os especialistas temem também pelo destino de grandes pinturas dos séculos XVII e XVIII e pelos órgãos da catedral, considerados, por si só, monumentos históricos.

O incêndio de Notre Dame em Paris visto pelas redes sociais
O incêndio de Notre Dame em Paris visto pelas redes sociais

800 anos de história conturbada

Construída no século XII, a catedral de Notre Dame já assistiu a muito aos longo dos séculos. Durante a revolução francesa, quando a catedral foi retirada à Igreja, várias estátuas foram destruídas e os sinos derretidos. Nessa altura, a catedral foi transformada num armazém.

Foi Napoleão Bonaparte que “salvou” Notre Dame e lá se fez coroar imperador.

Depois disso, a catedral sobreviveu ainda a duas guerras mundiais.

A catedral de Notre Dame é o monumento mais visitado da Europa, recebeu mais de 13 milhões de pessoas em 2018. A nível mundial, só a cidade probidade de Pequim recebeu mais visitantes do ano passado.

A Notre Dame é também o quilómetro zero de França. É a partir de lá que são calculadas as distâncias rodoviárias francesas.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ANTÓNIO JOAQUIM N.A.
    16 abr, 2019 Vila do Conde 16:22
    Pelos vistos,um negócio muito lucartivo na privatização,a demanda dos católicos é mais que evidente,o principio do fim e o mostruário de uma Europa Católica que se perdeu,agora vem as falsidades clonadas e a hipocrisia enerente ao negócio...

Destaques V+