Tempo
|
A+ / A-

Notre Dame. Sabe quantos filmes e livros são protagonizados pela catedral?

16 abr, 2019 - 15:52 • Redação

Apresentamos uma lista de histórias, do cinema à literatura, protagozinadas pelo famoso monumento de Paris - para além do célebre “Corcunda de Notre Dame".

A+ / A-

Um dos maiores símbolos de Paris foi parcialmente consumido num grande incêndio, esta segunda-feira (15). A Catedral de Notre Dame é um dos monumentos mais visitados da Europa e foi fonte de inspiração para vários artistas de todo o mundo, de escritores a cineastas.

A influência do romantismo de Paris faz desta cidade um cenário de eleição para a gravação de filmes e série. Só na Catedral de Notre Dame foram filmadas cerca de 37 produções, refere a base de dados “Internet Movie Database” (IMDB).

A mais famosa produção é o romance “Notre Dame em Paris”, também conhecido como “O corcunda de Notre Dame”, obra escrita em 1831, pelo autor francês Victor Hugo e adaptada mais de dez vezes para ópera e cinema.

Quasimodo, rejeitado pela sua aparência, é a personagem principal deste romance que tem como protagonista a Catedral de Notre Dame.

O personagem já foi interpretado por actores como Henri Krauss, Anthony Quinn e Anthony Hopkins.

Uma das versões mais célebres é a animação da Disney, com data de estreia em 1996, que será adaptada ao grande ecrã num formato live-action. O projeto é uma nova parceria da Disney com a Mandeville Films e contará com um argumento escrito pelo premiado dramaturgo David Henry Hwang.


No filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, com estreia em 2001, a protagonista Audrey Tatou, uma empregada do bairro Montmartre de Paris precorre vários edifícios históricos da cidade, entre os quais a famosa Catedral.

O monumento também serviu de cenário para “Meia noite em Paris”, um filme realizado por Woody Allen.

O monumento serviu, também, de cenário para “Meia noite em Paris”, um filme do diretor Woody Allen. Gil Pender, um escritor e argumentista norte-americano interpretado por Owen Wilson, é o protagnista deste romance e é ele quem nos transporta para a capital francesa, no ano de 1920.

Numa viagem pelos lugares mais icónicos de Paris, Pender cruza-se com a famosa catedral, numa cena contracenada com a modelo e anterior primeira-dama de França, Carla Bruni.

O documentário “O equilibrista”, exibido pela primeira vez em 2008, conta a história real do equilibrista francês Philippe Petit.

O filme, que arrecadou um prémio BAFTA, ficou célebre pela icónica cena protagonizada por James Marsh, que atravessou os prédios mais altos do mundo. Baía de Sydney na Austrália, Catedral de São João em Nova York e claro, a famosa Arquidiocese, Notre Dame em Paris são os três edifícios representados neste filme.


O edifício está também presente no drama de 2004 “Antes do Anoitecer”, num diálogo entre os personagens interpretados por Ethan Hawke e Julie Delpy. “Um dia a Notre Dame não existirá mais”, refere a atriz.


Além de todas estas produções, Notre Dame foi ainda cenário na épica batalha do filme “Van Helsing” (2004), protagonizado por Hugh Jackman.

Destaque final para as produções: “A invenção de Hugo Cabret (2011) e, “Missão: Impossível - Efeito Fallout” (2018).


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joana Darque
    18 abr, 2019 Paris 10:10
    A igreja de Notre Dame, não merece outra apresentação que cenário para filmes, que muitas vezes adulteram a Imagem da Igreja e da Virgem Maria?

Destaques V+