Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Contas no Revolut são para declarar no IRS ou não? Fisco pede ajuda ao Banco de Portugal

13 abr, 2019 - 20:11 • Redação

Parecer pedido pela Autoridade Tributária prende-se apenas com número de conta, não com o saldo.

A+ / A-

A entrega do IRS de 2018 começou no passado dia 1 de abril e, desde logo, suscitou uma dúvida entre os contribuintes: quem tem conta no Revolut ou noutros bancos digitais estrangeiros, como o N26, precisa de juntar essa informação à sua declaração de IRS?

A confusão instalou-se e, num primeiro momento, o Ministério das Finanças informou os portugueses de que teriam de declarar as contas em bancos cibernéticos, à semelhança do que já é exigido a quem tenha contas bancárias no estrangeiro.

Dias depois, a Autoridade Tributária e Aduaneira voltava atrás e pedia aos contribuintes que esperassem para entregar as suas declarações de IRS, enquanto avaliava a necessidade - ou não - de se declarar essas contas.

No âmbito dessa avaliação, as Finanças terão entretanto pedido ao Banco de Portugal um parecer sobre o assunto, avança o "Dinheiro Vivo" este sábado.

De acordo com o jornal online, ainda não há prazos para a conclusão da análise, a qual dependerá da resposta do BdP. O que se sabe é que o fisco quer ter a certeza de que a informação que vai enviar aos contribuintes é a correta - e a final.

Ainda segundo o mesmo jornal, a avaliação que está a ser feita prende-se apenas com o número de conta bancária em bancos digitais, não envolvendo os saldos de cada utilizador nas respetivas contas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+