Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Diploma do PS

Quem nomear familiares para o Governo será demitido. Mas pode nomear os dos outros

11 abr, 2019 - 18:54 • Lusa com Redação

Projeto-lei introduz alterações ao decreto-lei sobre a natureza, composição, orgânica e regime jurídicos dos gabinetes dos membros do Governo. Mas não impede as chamadas nomeações "cruzadas".

A+ / A-

O PS entregou esta quinta-feira um diploma no parlamento que pune com a demissão o membro do Governo que nomear um familiar que esteja interdito na lei, mas não impede as nomeações "cruzadas", apenas obrigando à sua publicitação.

Na prática, se o diploma for aprovado, cada membro do Governo não poderá nomear familiares seus, mas poderá contratar familiares de outros governantes, sendo apenas obrigatório que tal seja publicado na página eletrónica do Governo.

O anúncio da entrega do diploma, que “estabelece limitações e regras de publicidade suplementar a nomeações para os gabinetes de apoio aos titulares de cargos políticos”, foi feito pelo vice-presidente da bancada do PS Pedro Delgado Alves na reunião da Comissão da Transparência, dizendo que os socialistas entendem que esta seria a sede adequada para o debater.

O projeto-lei que introduz alterações ao decreto-lei 11/2012 sobre a natureza, composição, orgânica e regime jurídicos dos gabinetes dos membros do Governo, determina que os membros dos Governo não podem nomear para o exercício de funções dos seus gabinetes “os seus cônjuges ou unidos de facto; os seus ascendentes e descendentes; os seus irmãos e respetivos cônjuges e unidos de facto; os ascendentes e descendentes do seu cônjuge ou unido de facto; os seus parentes até ao quarto grau da linha colateral; as pessoas com as quais tenham uma relação de adoção, tutela ou apadrinhamento civil”.

“A violação do disposto no número anterior determina a nulidade do ato de nomeação, bem como a demissão do titular do cargo que procedeu à nomeação”, refere o diploma.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    12 abr, 2019 Lisboa 17:03
    Ah, Ah, Ah, Ah ... Difícil conter o riso... Estes políticos sempre a passar-nos certidão de estupidez ...

Destaques V+