Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministro do Ambiente garante que não há minas de lítio em Boticas

10 abr, 2019 - 15:39

O que está a realizar-se em Boticas é uma prospeção de lítio. A mina que existe "é de feldspato”, diz Matos Fernandes.

A+ / A-

O ministro do Ambiente e da Transição Energética, Matos Fernandes, garantiu, esta quarta-feira, no parlamento, que não há uma mina de lítio em Boticas, distrito de Vila Real, mas sim uma de feldspato, há cerca de 15 anos.

“Não existe uma mina de lítio em Boticas. Não existe. Há é uma mina de feldspato”, afirmou João Matos Fernandes, numa audição na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas da Assembleia da República, onde foi ouvido sobre diversos assuntos, entre os quais a prospeção de lítio nas terras do Barroso.

Para o ministro, o que está a realizar-se em Boticas, no distrito de Vila Real, é uma prospeção de lítio.

“A partir de uma licença que vem do início do século há uma autorização para a prospeção [de lítio]. Não são crateras, são buracos para a procura desse mesmo lítio”, realçou.

De acordo com João Matos Fernandes, três das 12 localidades previstas para o concurso público para a exploração de lítio foram excluídas, por causa da proteção de recursos e da biodiversidade.

O concurso para captar novos investidores para explorar reservas de lítio, em Portugal, deverá ser aberto em maio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro
    10 abr, 2019 Porto 22:38
    Uma mina de feldspato... O descaramento não tem limites!! Já agora é de feldspato ou será de um feldspatóide... Sei lá, do tipo petalite?!!! Pois é, Sr, ministro, as piadas só são para quem sabe...

Destaques V+