Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa culpa Europa e EUA por morte de crianças na Síria, Iémen e Afeganistão

06 abr, 2019 - 17:51 • Lusa

Francisco disse que há tantas guerras a nível mundial porque “a rica Europa e América vendem armas".

A+ / A-

O Papa Francisco culpou a Europa e os Estados Unidos pela morte de crianças na Síria, Iémen e Afeganistão, lembrando também que os países ricos do ocidente alimentam os conflitos ao venderem armas para zonas de guerra.

Falando a estudantes e professores do Instituto San Carlo em Milão, Francisco disse que há tantas guerras a nível mundial porque “a rica Europa e América vendem armas (...) para matar crianças e matar pessoas". Sem essas armas, “não haveria guerra” em países como Afeganistão, Iémen e a Síria, afirmou.

“Um país que fabrica e vende armas tem na sua consciência a morte de todas as crianças e a destruição de cada família”, sublinhou o Papa.

Falando sobre a necessidade de os países receberem e integrarem os migrantes, Francisco refutou as preocupações com a criminalidade que os governos alegam para impedir a entrada daqueles que pedem asilo.

Os estrangeiros não são a fonte da maioria dos crimes na Itália, afirmou, sublinhando: “Nós também temos muitos crimes”.

“A máfia não foi inventada pelos nigerianos. A máfia é nossa”, disse Francisco. E prosseguiu: “Todos nós temos a possibilidade de sermos criminosos."

“Os migrantes trazem-nos riqueza porque a Europa foi criada por migrantes", salientou.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • me too
    06 abr, 2019 20:10
    É um incómodo ler numa informação católica palavras, frases e ideias tolas — tolices, em suma — atribuídas ao papa. Fazem-no fazer figura de parvo ou de estúpido. Creio que ele não é.

Destaques V+