Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

França. Protesto dos coletes amarelos teve a mais baixa adesão desde novembro

06 abr, 2019 - 21:26 • Lusa

Governo fala em 22.300 pessoas nas ruas em toda a França. Organização do protesto diz que foram mais de 73 mil.

A+ / A-

O protesto organizado pelo 21.º sábado consecutivo pelos ‘coletes amarelos’ registou este sábado o seu mais baixo nível de participação desde o início do movimento de contestação, em novembro, com 22.300 pessoas em toda a França e 3.500 em Paris.

Estes números, fornecidos pelo Ministério do Interior francês, contrastam, contudo, com a contagem feita pelos ‘coletes amarelos’, que elevaram o número para um mínimo de 73.420 em todo o país.

No sábado passado, o Governo deu conta da presença de 33.700 pessoas nas várias manifestações, das quais cerca de 4.000 em Paris, ao passo que o movimento de contestação assegurou terem participado 102.700 pessoas.

Pelo menos 43 pessoas foram detidas na capital francesa, segundo o comissariado da polícia de Paris, que sublinhou que a jornada decorreu sem grandes incidentes.

Para evitar distúrbios violentos como os registados em meados de março, as autoridades locais proibiram concentrações nos Campos Elísios, na praça do Arco do Triunfo e numa ampla zona entre o Palácio do Eliseu, sede da Presidência da República, e a Assembleia Nacional.

A manifestação deste sábado foi a primeira depois do fim do grande debate nacional lançado pelo Presidente, Emmanuel Macron, com o objetivo de encontrar respostas para as reivindicações dos ‘coletes amarelos’.

Embora esse diálogo tenha oficialmente terminado a 15 de março, Macron participou no último debate na passada quinta-feira.

Esta semana, o Governo antecipará algumas das conclusões, e os anúncios do chefe de Estado sobre esta matéria estão previstos para meados de abril.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+