Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ciclone Idai

Sobe para três número de mortos por cólera em Moçambique

05 abr, 2019 - 16:34 • Lusa

As duas primeiras mortes tinham sido registadas na última semana. O surto já infetou mais de 2.000 pessoas.

A+ / A-
Arranca a vacinação contra a cólera em Moçambique. INEM está no terreno para ajudar
INEM está no terreno para ajudar na vacinação contra a cólera.

As autoridades de saúde moçambicanas anunciaram esta sexta-feira a terceira morte num surto de cólera que se seguiu ao ciclone Idai no centro do país.

As duas primeiras mortes tinham sido registadas na última semana nos distritos de Beira e Dondo, enquanto que a terceira hoje anunciada aconteceu no distrito de Nhamatanda, zona oeste da província de Sofala.

O surto já infetou mais de 2.000 pessoas, 94% das quais têm sido curadas.

No entanto, o número de infeções é largamente superior aos surtos recorrentes anualmente durante a época das chuvas.

A destruição do ciclone Idai terá agravado as condições sanitárias e de higiene, promovendo a propagação da cólera através da água e alimentos.

Ainda segundo dados hoje apresentados, pelo menos 217.000 pessoas já foram vacinadas contra a doença no âmbito da campanha que arrancou na quarta-feira.

O número de pessoas vacinadas representa 26% do objetivo total.

O ciclone Idai provocou 598 mortes e afetou 1,4 milhões de pessoas em Moçambique, segundo o mais recente balanço das autoridades.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+