Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

DBRS sobe perspetiva do rating de Portugal para positiva

05 abr, 2019 - 21:40 • Lusa

"O défice orçamental está a aproximar-se lentamente do equilíbrio”.

A+ / A-

A agência de notação financeira DBRS melhorou a perspetiva do rating de Portugal de estável para positiva, o que significa que pode subir o rating, que manteve em 'BBB', numa próxima avaliação.

“A perspetiva positiva reflete a visão da DBRS de que os riscos para o 'rating' estão inclinados para o lado positivo", indica a agência de notação financeira canadiana.

A DBRS acrescenta que "o défice orçamental está a aproximar-se lentamente do equilíbrio e o rácio dívida pública/PIB está a descer a um ritmo saudável".

O Ministério das Finanças considera que a melhoria na perspetiva do 'rating' de Portugal, por parte da agência de notação financeira DBRS, "traduz a confiança na evolução" da economia e finanças públicas portuguesas.

"Esta melhoria da notação mantém o ciclo de valorização da dívida da República Portuguesa iniciado em setembro de 2017 por parte das quatro principais agências de 'rating' a nível global e traduz a confiança na evolução que se tem verificado tanto na economia como nas finanças públicas portuguesas", afirma o ministério das Finanças, em comunicado hoje divulgado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+