Tempo
|
A+ / A-

Banco Mundial

Venezuela vive “pior crise da história moderna” da América Latina

04 abr, 2019 - 21:52 • Lusa com Redação

Banco Mundial considera que as condições socioeconómicas na Venezuela continuam a deteriorar-se devido a uma queda do preço do petróleo e a políticas “altamente distorcidas” de Nicolás Maduro.

A+ / A-

O Banco Mundial (BM) considerou esta quinta-feira que a Venezuela vive a “pior crise da história moderna” da América Latina, prevendo que o seu Produto Interno Bruto (PIB) vá contrair 25%, depois de uma queda de 17% em 2018.

“Nada podia preparar a região para a escalada da crise económica, social e humanitária na Venezuela, de longe a pior crise na história moderna da região”, referem os especialistas do BM no relatório semestral sobre as previsões de crescimento para a região da América Latina e Caraíbas.

O BM considera que as condições socioeconómicas na Venezuela continuam a deteriorar-se rapidamente devido a uma queda do preço do petróleo, a políticas “altamente distorcidas” do Governo, a um ajuste fiscal desordenado e a uma má gestão económica.

“Estes fatores causaram uma hiperinflação, desvalorização e uma contração no produto e no consumo”, salientou o Banco Mundial.

O PIB real da Venezuela contraiu 17,7% em 2018 e deverá cair 25% em 2019, de acordo com a previsão do BM, o que implicaria uma queda acumulada do PIB de 60% desde 2013.

A análise do BM também citou estimativas de fontes não oficiais, que avançam que a pobreza atingiu 90% da população venezuelana.

Excluindo a Venezuela, o Banco Mundial prevê que a região da América Latina e Caraíbas cresça 1,9% em 2019 e 2,7% em 2020.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+